Representatividade do Grêmio foi pauta do II Fórum da Assistência Estudantil

Publicado por: Campus Rondonópolis / 14 de Agosto de 2019 às 07:16

O II Fórum de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Rondonópolis que foi realizado durante o CEPEx (Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão) abriu espaço nessa edição para debater sobre “O Grêmio Estudantil e Seu Papel no Contexto Escolar”. Na oportunidade, foram realizadas explanações e debates sobre essa temática, que foi muito oportuna, pois após dois anos sem Grêmio, os estudantes voltaram a se mobilizar.

Para dar abertura ao debate sobre os direitos e deveres dos estudantes, foi convidado o aluno Osvaldo Júnior Cavalcante, acadêmico do IFMT – Campus São Vicente para um momento de fala. De uma maneira muito dinâmica e com uma metodologia carismática, o jovem promoveu um debate acerca de diversas questões relacionadas à vivência dos alunos na instituição e como o grêmio pode atuar a fim de que elas sejam resolvidas.

Osvaldo ressaltou, ainda, que a palavra grêmio, vem do latim gremĭum e quer dizer “colo”, ou seja, pelo sentido da palavra, o grêmio estudantil atua na função de garantir a proteção e a defesa dos estudantes. Uma ideia central que o aluno também fez questão de destacar foi “Nada sobre nós, sem nós”. Essa frase tem tudo a ver com a proposta da representatividade e poder de escolha que o grêmio proporciona aos discentes.

Durante o Fórum, Osvaldo também propôs que os alunos expressassem problemas que ocorrem no Campus Rondonópolis. Depois que os principais problemas foram mencionados, como falta de espaço para refeição, o palestrante apresentou as ações a serem tomadas pelo grêmio visando a resolução para os problemas.

Primeiramente deve-se organizar uma assembleia geral, com ampla divulgação e convite para todos os alunos do Campus. Nessa assembleia são levantados os problemas, bem como propostas de soluções para eles. Após, deve ser elaborado um documento contendo tais apontamentos, o qual deve ser entregue à Direção Geral (com prazo de resposta). Por fim, após a resposta, deve haver integração e cooperação entre o Grêmio e a Direção Geral, buscando resolver os problemas levantados.

No Campus Rondonópolis, foram eleitos 11 integrantes da chapa “Nossa Voz Pelo IFMT”, vencedora das eleições para o Grêmio Estudantil Geraldo Vandré. Segundo a aluna Gabriela Oliveira Feitosa, uma das representantes do grêmio, a chapa buscou contemplar alunos de todos os cursos e que o Grêmio está disposto a ouvir todos os estudantes.

“A gente pensou na dinâmica de ser composto por membros de todos os cursos do Campus. Temos 13 propostas a serem seguidas durante a gestão, vamos nos propor a cumpri-las [...] e, principalmente, defender os nossos direitos, os direitos estudantis”, disse Feitosa.

Durante o II Fórum de Assistência Estudantil a presidente da Comissão Permanente de Assistência Estudantil, Dilma Ferreira Leite Silva, apresentou um rápido panorama das ações da Assistência Estudantil no Campus Rondonópolis e, após, o professor Célio Marques Pedraça expôs um histórico da organização do movimento estudantil no Brasil e as muitas conquistas já realizadas pelos estudantes no país desde então. “Muito do que nós temos como conquistas, é resultado direito das lutas dos estudantes na história do nosso país. Essas conquistas, por mais que, muitas vezes, nós não tenhamos aí uma noção do que representam, são de um significado imenso para a sociedade brasileira”, afirmou o professor.

Propostas do Grêmio Geraldo Vandré – Gestão 2019 – 2020

1 – Defesa do Instituto Federal público, gratuito e de qualidade.

2 – Participação na contração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - (2019 – 2022)

3 – Pleitiar as vagas discentes no Conselho Superior (CONSUP)

4 – Defesa do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAE)

5 – Interação do Ensino Técnico, EJA e Ensino Superior para a solidificação do IFMT – Roo.

6 – Aproximação com as escolas estaduais de Rondonópolis para a reativação da União Municipal de Estudantes Secundaristas – UMES.

7 – Pleitear a Instalação de uma Xerox para atender a comunidade estudantil, técnico e docente.

8 – Implantação de um canal de ouvidoria

9 – Campanhas de promoção para atenção à Saúde Mental da Comunidade Acadêmica.

10 – Participação do Congresso da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

11 – Atualização do Estatuto do Grêmio

12 – Pleitear ações de vivência para dinamizar a utilização dos espalos do IFMT – Roo.

13 – Reuniões bimestrais com os líderes de sala para ouvir discutir e levar demandas dos (as) estudantes para a gestão do IFMT – Roo.

Matéria produzida para o projeto - Jornal GIRO IFMT
Texto: Carlos Daniel Sirqueira Santos - 2º Informática