Projetos de extensão do IFMT Rondonópolis buscaram valorizar a aprendizagem significativa da matemática para docentes e estudantes da rede pública

Publicado por: Campus Rondonópolis / 9 de Abril de 2021 às 10:20

Dois projetos de extensão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis buscaram ferramentas para tornar a aprendizagem matemática significativa, tanto para professores quanto para estudantes do ensino fundamental e médio. A matemática, que para muitos pode parecer um monstrinho com números, se tornou uma diversão para mais de mil estudantes que participaram das aulas interativas no Laboratório de Matemática (Lemat) do Campus.

Os projetos ‘Conceituar, manipular e aplicar matemática: o laboratório de ensino de ciências e matemática’ e "O Uso das TICS na investigação Matemática" tiveram início ainda em 2017 sob a coordenação dos professores Magda Cabral Costa Santos e Nelson Luiz Graf Odi. Os autores buscaram desde o começo promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pautando suas ações na premissa da aprendizagem colaborativa, estreitando assim, as relações educacionais entre o campus e escolas públicas de ensino fundamental e médio do município.

Na linha de capacitação dos docentes, o laboratório de ensino, ciências e matemática viabilizou um caminho de formação continuada, através de palestras, oficinas e minicursos, que contou inclusive com a participação especial de renomados doutores em matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Goiás (IFG) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Os materiais desenvolvidos e utilizados nas oficinas de ensino de matemática proporcionaram experiências concretas e inovadoras na maneira de estudar e aprender sobre as formas geométricas, a álgebra e a trigonometria por meio de objetos pedagógicos manipuláveis e pelo uso de computadores.

“Foi um trabalho muito rico, foi muito bom contribuir com a comunidade por meio destes projetos e motivador termos conseguido a aprovação da PROEX por três anos consecutivos”, disse a professora Magda Cabral Costa Santos em depoimento sobre o projeto.

E como em todo bom projeto de extensão, a comunidade externa teve acesso ao Campus se ambientando ao espaço, conhecendo sua estrutura física e os cursos oferecidos, tornando o IFMT mais visível para a sociedade.