Programa de Formação Doutoral Docente: inscrições terminam dia 17

Publicado por: Reitoria / 15 de Janeiro de 2018 às 13:09

Terminam na quarta-feira (17), as inscrições para seleção de servidores candidatos a bolsas de doutorado com auxílio-moradia do novo programa de Formação Doutoral Docente – Novo Prodoutoral, conforme Portaria nº 140, de 1º de julho de 2010, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta ação da política de capacitação do IFMT - Edital 123/2017, tem o objetivo de publicar normas para a concessão de uma cota de bolsa com auxílio-moradia a docente afastado para capacitação em nível de doutorado.

As inscrições estão abertas desde o dia 3 de janeiro e contemplam os docentes afastados oficialmente para capacitação nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Agronomia, Zootecnia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 29. A implementação da bolsa deve ocorrer no 1º semestre de 2018, condicionada à tramitação da Capes.

A bolsa doutorado e o auxílio-moradia serão concedidos pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser renovados anualmente, até o limite de 36 (trinta e seis) meses. Serão considerados classificados os 3 (três) primeiros concorrentes com maior pontuação e, dentre esses, o candidato com maior pontuação será indicado para a bolsa que se encontra disponível.

Para ter a inscrição deferida o docente deverá atender aos seguintes requisitos: pertencer ao quadro docente da instituição de origem, em regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva; estar regularmente matriculado em programa de pós-graduação com conceito CAPES igual ou superior a 4 (quatro); estar afastado integralmente de suas atividades na instituição de origem durante o período de recebimento da bolsa; não estar fazendo a capacitação na própria cidade ou em cidade limítrofe ao campus de lotação.

Para a classificação dos candidatos, serão considerados os seguintes critérios: tempo de serviço na instituição: nota da última avaliação de desempenho do docente no IFMT: produção científica nos últimos cinco anos, registrada no Currículo Lattes: classificação do programa de pós-graduação da capacitação do docente na avaliação da CAPES.

Segue, abaixo, a íntegra do Edital 123/2017.