Publicação de trabalhos produzidos no IFMT - Campus Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 9 de Dezembro de 2021 às 16:13

O professor Nelson Luiz Graf Odi, do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis, e a professora Magda Cabral Costa Santos, do Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí, apresentam à comunidade o resultado de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no IFMT - Campus Rondonópolis, fruto de atividades de pesquisa e extensão.

O artigo "Um estudo exploratório sobre as potencialidades do erro na aprendizagem matemática", que integra o e-book Educação enquanto fenômeno social: democracia e emancipação humana 2, organizado por Américo Junior Nunes da Silva e publicado pela Editora Atena, resulta de pesquisa desenvolvida no Campus Rondonópolis.

Também foram publicados os capítulos “Concepções e crenças sobre a Matemática: o contexto de uma construção histórica” e “Conceituar, manipular e aplicar Matemática: o Laboratório de Ensino em Matemática como um caminho possível", na revista Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências, da Editora Científica. Ambos os trabalhos, por sua vez, são oriundos de projetos de extensão, também desenvolvidos no Campus Rondonópolis.

Os autores adiantaram que, em breve, será publicado mais um trabalho (também resultado de projeto de extensão), o qual integrará, em forma de capítulo, a obra Institutos Federais de Educação da Amazônia Legal e suas interfaces com ensino, pesquisa e extensão. Para a produção desse trabalho e dos demais, os professores receberam apoio logístico e financeiro do instituto.

Magda Cabral, hoje professora do Instituto Federal de Goiás, ministrou aulas no Campus Rondonópolis de 2014 a 2020. Desde 2016, ela esteve à frente do Laboratório de Ensino em Ciências e Matemática (Lemat) do instituto, trabalhando com o professor Nelson Luiz, que agora segue coordenando o espaço. Foi no laboratório que os dois desenvolveram os seus trabalhos, entre 2017 e 2019.

Toda a produção acadêmica empreendida pelos professores demonstram o comprometimento da Rede Federal com a pesquisa e a extensão, que formam, juntamente com o ensino, a base de trabalhos dos Institutos Federais.

Para acessar:
- "Um estudo exploratório sobre as potencialidades do erro na aprendizagem matemática", clique AQUI;
- “Concepções e crenças sobre a Matemática: o contexto de uma construção histórica”, clique AQUI;
- “Conceituar, manipular e aplicar Matemática: o Laboratório de Ensino em Matemática como caminho possível", clique AQUI.