Professor do IFMT - Campus Rondonópolis participa como autor em livro sobre Ensino de Sociologia

Publicado por: Campus Rondonópolis / 9 de Dezembro de 2021 às 18:08

No dia 15 de dezembro, será lançado o livro Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Sociologia, que tem como um dos autores o professor e doutor Selton Evaristo de Almeida Chagas, do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis. O lançamento do livro acontecerá no formato on-line, através do canal do YouTube do Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O capítulo do professor Selton Chagas, intitulado "Memes sociológicos: uma atividade de aproximação entre alunos e professor em tempos de distanciamento", resulta de uma atividade, desenvolvida durante a pandemia, com os alunos do Ensino Médio, no IFMT - Campus Rondonópolis; os alunos tinham que desenvolver uma expressão de humor através de imagens, utilizando como base o conteúdo e os conceitos da Sociologia vistos nas aulas.

O livro é uma coletânea produzida a partir de experiências com projetos e jogos didáticos de professoras e professores de Sociologia, na Educação Básica e no Ensino Superior de todo o país, que foram apresentadas no IV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Para Selton Chagas, desenvolver uma metodologia diferente com os discentes foi um trabalho leve, que rendeu bons frutos. Houve, inclusive, um bom retorno dos estudantes, que se divertiram nas aulas.

“Trabalhar com os memes sociológicos foi mais uma oportunidade de construir a imaginação sociológica com os estudantes, com teoria e de forma crítica, mas também com muita leveza e proatividade. Os alunos e as alunas tiveram muito trabalho para buscar conectar os memes do momento (ou os mais antigos) com as teorias sociológicas que discutimos, e construí-los com ironia, humor ou até mesmo sarcasmo. Enfim, tivemos um rico processo criativo. Tanto eu como os estudantes nos divertimos demais na apresentação dos memes que foram criados, e ficamos impressionados com tamanha criatividade! O texto deste livro apresenta alguns exemplos, mas tem muito mais coisa legal que foi construída”, disse.

Sobre o autor: Selton Evaristo de Almeida Chagas é licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011) e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2020). Desde 2011, é professor efetivo da disciplina de Sociologia no IFMT - Campus Rondonópolis.