Professor do IFMT apresenta pesquisa sobre livros digitais didáticos na área da Química no XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq)

Publicado por: Campus Rondonópolis / 3 de Agosto de 2016 às 09:01

O objeto de doutorado foi apresentado no mais importante evento de química do Brasil, o XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ)

“Avaliação de aspectos didático-metodológicos dos Objetos Educacionais Digitais que compõem os livros de Química aprovados no PNLD 2015”. Este foi o tema apresentado pelo professor e doutorando do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, Edimárcio Rocha, no mais importante evento de química do Brasil, o XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), que foi realizado em Florianópolis (SC).

O trabalho que é objeto de estudo do doutorado do docente, foi exposto no dia 27 de março no evento, e se trata de uma co-autoria com a orientadora, professora e doutora Irene Cristina de Mello (UFMT). E tem o objetivo de analisar as versões digitais dos livros didáticos de química aprovados para o PNLD 2015 (programa nacional do livro didático), em específico, os Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que constituem as obras tipo multimídia.

De acordo com Edimárcio Rocha, ao todo, foram analisados 99 OEDs presentes em 3 coleções do componente curricular química, em sua maioria vídeos e infográficos. Esses OEDs têm por objetivo complementar os conteúdos apresentados nos livros didáticos, proporcionando ao aluno novas maneiras de “ler” o fenômeno estudado.

“Uma simulação computacional, por exemplo, pode apresentar aspectos microscópicos ou interações entre moléculas de maneira que as imagens estáticas do livro impresso não permitem. Essa característica proporcionada por um recurso digital, conforme pesquisas, possibilita um melhor desenvolvimento cognitivo do indivíduo e por consequência, melhor aprendizagem dos conceitos científicos”, explicou.

Os resultados demonstram que alguns OEDs possuem potencialidades em contribuir para que o aluno melhore a compreensão de fenômenos relacionados a ciência Química, entretanto, foram encontrados objetos que apenas mudam o suporte de leitura do conteúdo, do impresso para o digital, e assim, não trazem novas possibilidades principalmente para a aprendizagem.

Ainda segundo Edimarcio, é a primeira vez que o governo federal instituiu o uso de livros didáticos digitais nas escolas públicas brasileiras por meio de uma política educacional no âmbito do PNLD e destaca a importância do desenvolvimento de pesquisas na área de Ensino de Ciências, uma vez que o IFMT é uma instituição que forma professores para a Educação Básica nessa área, e em parceria com outras 27 IES, entre elas as Universidades Federais de Mato Grosso, Pará e Amazonas, este que é signatário da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC.