Processo de transição já teve início no Campus Rondonópolis, e em abril nova gestão toma posse

Publicado por: Campus Rondonópolis / 1 de Fevereiro de 2021 às 14:19

A partir de abril o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis contará com uma nova gestão, que será representada pelo professor e doutor, Diogo Segalen, eleito com 39,91% dos votos totais. O processo de transição já teve início e a nova gestão terá grandes desafios a serem enfrentados, entre eles, a continuidade das aulas no formato online devido à pandemia, e o investimento em melhorias na estrutura do Campus.

Em entrevista, o futuro diretor geral, Diogo Segalen disse que o processo de transição iniciou no dia 13 de janeiro, com uma reunião com a atual gestão. Ao longo desse período também foi sendo montada a equipe que será apoio ao novo diretor, sendo que foi designada para o Departamento de Administração (DAP) a servidora Dayane Almeida e para o Departamento de Ensino (DE) o professor de informática, Carlos Gracioli.

A definição dos nomes dos servidores de carreira se deu através de três critérios técnicos. “As escolhas dos chefes de departamentos, assim como a escolha dos demais servidores que irão compor a equipe de gestão, foram baseadas no histórico de trabalho pelo Campus, na dedicação e na confiança”, disse Segalen.

Sobre a questão estrutural do Campus, que é um dos problemas que preocupa todos os gestores que já passaram pela direção, Diogo informou que será prioridade a continuação das melhorias, através da  busca pela licitação dos projetos e a execução das obras. Contudo, o professor reconhece que a questão orçamentária será um obstáculo, mas que esse problema não será um impedimento para a sua gestão.

E ainda sobre enfrentar desafios, foi pontuado que atualmente o enfrentamento da pandemia é o principal problema dentro da comunidade escolar. “A crise mundial que a pandemia nos trouxe é, com certeza, o maior dos desafios da humanidade. Gerir uma instituição em meio às incertezas que o momento nos traz é desafiador. A crise econômica nacional também é uma preocupação. No entanto, com diálogo, dedicação e planejamento vamos vencer os obstáculos”, pontuou.

Algumas mudanças deverão ser sentidas pelos servidores e alunos com a mudança na gestão, porém a ideia é tornar os trabalhos mais dinâmicos junto a comunidade acadêmica. Serão reformulados alguns documentos, que trarão novas formas de trabalho. E os setores de Pesquisa e Extensão terão um espaço ainda maior de destaque, pois desempenharão um papel de envolver mais os servidores para que sejam criados mais projetos com parcerias internas e externas.

“Toda a comunidade que está envolvida no IFMT Campus Rondonópolis pode esperar por dias cada vez melhores. O diálogo será o primeiro passo da equipe de gestão. Todos serão ouvidos, pois, a partir desta escuta tomaremos providências. O ensino cada vez mais forte e consolidado com servidores envolvidos e uma administração de muitas novidades e ações para a comunidade em geral. Ir além é o lema da gestão, por dias cada vez melhores”, finalizou o professor Diogo.

Além da mudança na direção do Campus Rondonópolis, o IFMT também elegeu um novo reitor para gerir todo o Instituto, o professor de história e ex-diretor do Campus Alta Floresta, Julio César dos Santos.