PIBID desenvolve projeto de conscientização ambiental em comunidade rural de Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 21 de Março de 2019 às 10:48

Com o objetivo de realizar a prática docência fora da sala de aula, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), através do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), desenvolveu mais uma atividade na comunidade rural Carimã, que fica em Rondonópolis. O projeto que iniciou 2018 dentro da sala de aula, vem com uma nova proposta em 2019, levando as atividades para além dos quadros negros, com atividades práticas.

A primeira ação realizada aconteceu nesta quarta-feira (20) com a apresentação de uma peça de teatro interpretada pelos futuros docentes do IFMT Campus Rondonópolis, intitulada “Lugar de Lixo é no Lixo”. E contou com a participação do público da comunidade escolar, que abrange todo o Ensino Fundamental.

A ideia do projeto do PIBID em 2019 é desenvolver a consciência ambiental com os estudantes do ensino fundamental, por isso, ao longo do ano diversas atividades serão desenvolvidas pelos discentes de Licenciatura do IFMT. Sendo que essa primeira parte foi a exemplificação da separação do lixo. Nas próximas visitas realizadas na escola, os estudantes aprenderão sobre a compostagem, reaproveitamento e criação de uma horta orgânica a partir do lixo gerado na escola.

De acordo com a professora e coordenadora do PIBID no campus Rondonópolis, Drª. Maria José de Camargo, o PIBID tem projetos em vários campi do IFMT, e Rondonópolis possui esse subprojeto que é voltado para a área de ciências, que será o campo de atuação dos alunos de ensino superior. No total, são 14 estudantes do campus Rondonópolis contemplados por esse projeto, sendo que a maioria estão no 2º e 4º semestre.

A escolha da escola municipal na comunidade de pequenos agricultores na Carimã se deu por edital, no qual, a supervisora do projeto é professora na escola. E desde o ano passado, as atividades desenvolvidas vem apresentados bons resultados, e a ideia agora é trabalhar de uma maneira diferenciada com os estudantes locais, que vivem na comunidade rural e dependem junto da família da agricultura para viver.

“Essa ação de hoje faz parte de uma das ações dentro do subprojeto que começou em 2018. Começamos com atividades dentro da sala de aula. Eram atividades relacionadas as aulas ministradas pela professora, como sexualidade, poluição e início da química no 9º ano. Cada série teve sua atividade específica. Mas para este ano mudamos o foco para desenvolver melhor os alunos como docentes”, explicou a coordenadora local do projeto, Maria José.

Uma das características já investigada pelos alunos de licenciatura do IFMT foi a relação da comunidade com o lixo produzido. Por estar há 70 km de distância de Rondonópolis, a coleta do lixo leva muito tempo para ser realizada pela prefeitura, e não há uma separação adequada desses rejeitos, que muitas vezes são enterrados ou queimados dentro da própria localidade. Então a ideia, é através dos estudantes locais, mudar a maneira como é realizado esse tratamento do lixo.

A estudante e bolsista do PIBID, Telma Bitencourt, que foi uma das personagens da peça, pontuou que fazer parte do projeto é um agregador de experiência, e ela acredita ser um diferencial quando se formar, principalmente por já estar em contato com os alunos.

“Eu acho que é muito importante pois irá nos ajudar quando formamos professores. Porque vamos atuar no ensino fundamental. Então a questão do visual, a gente todo caracterizado, os personagens chamam mais atenção da criança do que estar só falando didaticamente. E assim o desafio maior é que ninguém é ator, foi a primeira experiência, mas muito proveitosa. Eu entrei no PIBDI este ano, e é enriquecedor, quando eu me formar professora vou estar com um pé na frente daqueles que não tiveram oportunidade de observar em sala de aula, no meio dos alunos, o que é ser professor”, disse.