Pesquisadores do IFMT Rondonópolis apontam baixo acesso a informação sobre políticas públicas da população

Publicado por: Campus Rondonópolis / 6 de Maio de 2020 às 16:38

Rondonópolis, a terceira maior cidade de Mato Grosso, e uma das maiores economias do Centro-Oeste, ainda faz parte dos municípios com baixo acesso a informação sobre políticas públicas, por parte da população. E isso foi constatado em uma Pesquisa realizada por estudantes e docentes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Rondonópolis.

Os resultados  apontam uma expressiva desinformação entre os moradores acerca desse assunto, a qual se manifesta em contradições dos entrevistados sobre a arrecadação e aplicação do dinheiro público.

Dentre os entrevistados, que somam mais de 1.200 pessoas de 22 bairros do município (inclusive da zona rural), 52,4% concordam que é melhor não existir impostos para baratear os preços dos produtos e assim sobrar mais dinheiro para que a própria população pague por serviços de educação e saúde particulares. Contudo, a grande maioria dos entrevistados (87,1%) são a favor do governo fornecer saúde pública para todos, o que evidencia a desinformação das pessoas, pois não levaram em conta que concordando com a inexistência de impostos, discorda-se de educação e saúde públicas.

Segundo uma das coordenadoras, Claudyanne Almeida, “Foi identificada uma certa ignorância em relação à política, o que já era uma hipótese, considerando a crise educacional do Brasil como um todo (...) Os dados produzidos a respeito da percepção da população sobre os direitos humanos, democracia, política e cidadania são extremamente importantes, inclusive para que a população veja isso, tenha acesso a esses dados e se conheça melhor.”

O projeto que tem grande alcance, vem sendo realizado desde 2017. E desde então, os dados foram tabulados, cruzados e analisados à luz de levantamentos bibliográficos. Ao todo, 130 estudantes do Ensino Médio participaram da pesquisa em campo para a coleta dos dados e 5 bolsistas na execução do projeto como um todo.

Recentemente o trabalho foi publicado nos Anais do III Seminário das Licenciaturas do  IFMT.

Texto: Carlos Daniel Santos - Discente 3º Ano Informática
Revisão: Rafaela Souza - Jornalista