O avanço da Tecnologia da Informação no IFMT

Publicado por: Reitoria / 15 de Abril de 2021 às 11:14

Na gestão do professor Willian, o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) se consolidou como o principal sistema do IFMT. O Sistema foi implantado em 2012, porém, nos últimos quatro anos, o seu uso foi ampliado.

No início da gestão, eram utilizados cinco módulos do Suap: Almoxarifado, Patrimônio, Protocolo de Processo Físico e Integração Siape.

Atualmente já são 34 módulos do SUAP, e ainda há potencial para crescimento. Entre os principais avanços alcançados, podemos citar: Implantação Plena dos módulos Pesquisa e Extensão, Documentos e Processos Eletrônicos, Início da Implantação dos Módulos de Ensino, Gestão de Contratos e Eleições.

Nessa gestão, também foram renovados os contratos de garantia e suporte do Firewall Institucional, que atende à Reitoria e também ao Datacenter, para proteger nossas aplicações.

Ainda na Reitoria, foi implantada a ferramenta de antivírus e Microsoft Office para todos os servidores, com avanços na intranet, proporcionando acesso de todos os setores do armazenamento de arquivos em rede pelas Pastas do Setor, que também podem ser acessadas de casa, através da VPN institucional, atendendo ao home office.

Foi instituído o Modelo de Governança de TIC no IFMT:

Outro ponto destacado são os avanços no planejamento estratégico da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação. (DSTI). No início de 2020 foi implantada uma metodologia, organizando a forma de trabalho da diretoria, de forma a proporcionar uma governança e gestão alinhados aos requisitos dos órgãos de controle.

No ano passado, entrou em vigor o Planejamento Estratégico DSTI 2020, com duas formas de trabalho da equipe: atendimento de 62 Serviços de TI, demandados o ano todo através do sistema de helpdesk, e também a execução de 15 Projetos chamados de Objetivos Estragégicos, algo inovador na DSTI.

Entre os principais projetos, estão a implantação do Suap-Edu, licitação de  datacenter, otimização dos sistemas institucionais. Em 2020 com a pandemia da Covid-19, surgiram inúmeras demandas além do que fora planejado: mais 16 projetos surgiram ao longo do ano. Como resultado, temos o seguinte panorama:

Entre os novos projetos que surgiram e estão em andamento, os principais são: licitação de telefonia e internet para o IFMT, licitação de moodle para o IFMT, e-mail para todos @ifmt e apoio técnico ao processo eleitoral.

Em 2020, mesmo com a pandemia, foram realizadas ações em conjunto coordenadas pela DSTI com os servidores de TI dos Campi. Foi elaborado o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFMT para o período de 2021 a 2023 (PDTIC 2021-2023). Atualmente o documento está em apreciação pelo Consup, ao todo são quase 700 páginas que tratam do planejamento da TI para os próximos 3 anos no IFMT.

Este documento anuncia grandes avanços nessa área. Além da já citada estrutura de Governança, o PDTIC 2021-2023 trouxe o planejamento estratégico de toda a TI, com plano de gestão de pessoas de TIC, plano de metas e ações para todos os campi, mapa estratégico, plano de compras de TIC alinhados ao PGC/PAC e modelou a governança de TIC definindo uma metodologia para os próximos 3 anos de ações de TIC para o IFMT.

Apesar das dificuldades externas de ausência de códigos de vagas e restrição orçamentária, existem progressos. Hoje a área de Tecnologia da Informação do IFMT possui uma governança mais robusta, um planejamento muito mais presente e ativo, organização da equipe aprimorada e bem definida.