Lixo e Reciclagem: Pesquisa do IFMT analisa perfil do Rondonopolitano

Publicado por: Campus Rondonópolis / 4 de Maio de 2020 às 09:28

O município de Rondonópolis conta desde 2016 com coleta seletiva do lixo reciclável, e atualmente 35 bairros são atendidos com o serviço oferecido pela prefeitura, o que corresponde a 15% de toda cidade. E com base nesses dados, estudantes e docente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis foram em busca de saber qual a percepção dos moradores com relação a importância da reciclagem e destinação do lixo.

Fizeram parte da equipe de pesquisa, as alunas Ana Soares, Audiene Rabelo e a professora Drª Adriane Barth.

O grupo realizou a busca por informações em três bairros de Rondonópolis, que fazem parte do grupo que tem o atendimento do caminhão do lixo reciclável. E de acordo com as pesquisadoras, 48 pessoas foram entrevistadas aleatoriamente nas suas residências.

Entre os dados que mais chamaram atenção com relação aos dados levantados, foi que a maioria dos moradores já sabem diferenciar o que é lixo orgânico e o que é lixo seco, que serve para reciclagem.

Contudo, a população não tem uma opinião totalmente definida sobre a questão social do lixo, tanto que 54% entende o lixo como sendo um problema social, 16% não veem o lixo como sendo um problema social e 28,5% não souberam definir.

Outro dado preocupante, foi a falta do uso do serviço disponibilizado pela prefeitura, apesar de ter conhecimento sobre a ação. Na pesquisa,  maioria (56,25%) diz ter conhecimento do serviço e fazer uso do mesmo, enquanto 37,5% dos participantes conhecem o serviço, sabem de sua disponibilidade em sua rua, mas não separam o lixo reciclável. E a, 6,25 % dos participantes dizem não ter conhecimento do serviço.

Para as pesquisadoras, “Este resultado demonstra que, promover o destino correto do lixo produzido nos centros urbanos, ainda encontra grandes desafios relacionados ao esclarecimento da população com relação a sua problemática e importância, tendo em vista que quase a metade dos participantes, ou não entende o lixo como um problema, ou não tem um ponto de vista formado sobre o tema”, pontuaram no trabalho.

Para ter acesso na íntegra sobre a pesquisa desenvolvida pelo Campus Rondonópolis, acesse os ANAIS DO III SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, V SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PIBID, I SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PID, I SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.