Inscrições abertas até o dia 29/11 para a especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica

Publicado por: Reitoria / 24 de Novembro de 2020 às 10:09

O Instituto Federal de Mato Grosso lembra que as inscrições para a especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), na modalidade a distância, estão abertas até o dia 29 de novembro (domingo), pelo site - https://selecao.ifmt.edu.br

São ofertadas 245 vagas em 13 polos de apoio presencial da UAB: Colíder, Comodoro, Cuiabá, Juína, Primavera do Leste, Paranaíta, Confresa, Arenapólis, Barra do Bugres, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina e Pedra Preta.

Sobre o curso

O Curso será ofertado na modalidade a distância, via plataforma Moodle, com atividades avaliativas aplicadas de forma presencial, nos polos de apoio presencial com vagas disponibilizadas.

A especialização visa capacitar professores que atuam nas áreas técnicas para lecionarem nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os Cursos Técnicos de Nível Médio; estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a EPT como campo de estudos; e promover a Educação a Distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional.

Por se tratar de um edital de vagas remanescentes, os candidatos estão isentos da taxa de inscrição. Do total das 245 vagas, 26 são reservadas aos candidatos de Políticas de Ações Afirmativas autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em atendimento à Portaria Normativa nº 13/2016/MEC.

O Curso terá duração de 12 (doze) meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações presenciais e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A ocorrência dos momentos presenciais poderá ser revista devido à situação de pandemia por COVID-19.

Não havendo aprovação de candidatos em uma das modalidades (reservadas a professores da rede federal, estadual e/ou municipal, ampla concorrência ou ações afirmativas), as vagas poderão ser revertidas entre si e ocupadas pelos candidatos aprovados/classificados, conforme a ordem de classificação.

Sobre a seleção

A seleção de candidatos compreenderá as seguintes fases:

a)   Fase I: Inscrição e envio da documentação conforme critérios estabelecidos no edital.

b)   Fase II (Classificatório/eliminatório): Análise da formação (diploma de graduação) e declaração de tempo de serviço.

Sobre o resultado e matrícula

O resultado final das inscrições deferidas será divulgado no dia 03 de dezembro de 2020, no endereço eletrônico - https://selecao.ifmt.edu.br. A matrícula será realizada no período de 04 a 08 de dezembro de 2020, de forma online.

Considerando o período de pandemia da COVID-19 e a recomendação de distanciamento social, a matrícula de todas as chamadas que porventura vierem a ocorrer para este edital, será realizada conforme as seguintes etapas:

a)    envio dos documentos para o endereço eletrônico do Centro de Referência de Educação a Distância – CREad/IFMT;

b)   análise pelo setor de Registro Escolar da documentação encaminhada.

Os documentos comprobatórios para realização da matrícula, deverá ser encaminhado para e-mail do Centro de Referência de Educação a Distância – CREaD/IFMT, de acordo com o endereço eletrônico: https://forms.gle/zcE6waGHBBGdFG16A e o telefone de contato: (65) 3616-4172

Caso o candidato não possua meios tecnológicos para realizar a matrícula de forma online, deverá encaminhar e-mail para o CREaD, no endereço eletrônico: dead@ifmt.edu.br, solicitando agendamento para entrega presencial da documentação, no Polo de Apoio Presencial que pleiteou a vaga, agendamento este que deverá ser realizado exclusivamente dentro dos dias especificados para cada chamada.