IFSULDEMINAS abre vagas para o Curso FIC "Teletandem - aprendizado colaborativo de línguas" para alunos dos Institutos Federais

Publicado por: Reitoria / 7 de Abril de 2021 às 09:30

O IFSULDEMINAS - Campus Machado divulga edital de seleção e ingresso ao Curso de Formação Continuada à Distância Teletandem - aprendizado colaborativo de línguas, a ser ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas – CELIN - edital nº 37/2021.

Serão disponibilizadas 30 vagas. Sendo 10 vagas para o Teletandem Brasil – Argentina, 10 vagas para o Teletandem Brasil – México e 10 vagas para o Teletandem Brasil – Peru. Das 30 vagas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas para o público externo (sem vínculo com o IFSULDEMINAS), mas que possuam matrícula ativa em algum curso regular em qualquer Instituto Federal do Brasil.

A inscrição deve ser realizada por meio do endereço eletrônico (clique aqui) até o dia 13 de abril deste ano. O candidato deverá prestar todas as informações corretamente como pede no formulário de inscrição. A carga horária será de 32 horas com realização das aulas na modalidade EAD (a distância).

Sobre o curso

O curso irá possibilitar o desenvolvimento das quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) em língua espanhola, além de ampliar os horizontes dos estudantes para que eles se vejam como cidadãos inseridos linguístico-culturalmente no mundo globalizado.

O projeto consiste em uma opção para que estudantes possam praticar o idioma que estudam (ou estudaram), conhecer uma nova cultura, sociabilizar com pessoas de um outro país, ampliar sua visão de mundo, entre outros. Essa interação não é uma simples conversa on-line, ela tem a finalidade de contribuir para o aprendizado dos idiomas envolvidos. Por meio de parcerias com instituições estrangeiras, o projeto tem como objetivo colocar os participantes em contato com falantes nativos de espanhol que estão aprendendo a língua portuguesa em seu país.

Requisitos mínimos

Nível básico de Espanhol (equivalente a 60 horas de curso), que pode ser comprovado por meio de certificado e/ou de histórico escolar; comprovante de matrícula no IFSULDEMINAS ou em outro Instituto Federal do Brasil; Dispositivo digital, microfone, câmera e acesso à internet.