IFMT Rondonópolis terá a maior delegação de artistas na 5ª MArte

Publicado por: Campus Rondonópolis / 17 de Outubro de 2023 às 15:23

Acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro a 5ª Mostra de Arte (MArte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). E o Campus Rondonópolis chegará em Cuiabá com a maior delegação de artistas dentre os 19 Campi. No total, serão 115 alunos, divididos em três ônibus, que realizarão apresentações nas áreas da música, dança, artes visuais, artes cênicas e audiovisual.

Para abrilhantar os palcos no Centro de Evento do Pantanal, o Campus Rondonópolis levará três apresentações de teatro, 11 apresentações de dança, seis curtas metragens e aproximadamente 100 obras nas artes visuais. Na música serão cinco apresentações, sendo a Banda de Fanfarra, o Coral IF Voices e três apresentações duplas e solo.

Os jovens artistas do IFMT Rondonópolis já estão contando os dias para subirem ao palco, e é claro, também curtir as apresentações dos colegas dos outros Campi. E nesta segunda-feira (16) aconteceu a reunião com os responsáveis dos estudantes, que deram muito apoio nos últimos meses para que os ensaios acontecessem.

Durante a reunião, os servidores apresentaram informações sobre o evento e falaram da importância da arte no desenvolvimento dos estudantes para a vida. Em conversa com os responsáveis, o professor de artes Adergildo Cardoso, mostrou como esses eventos promovidos pelo IFMT transformam a vida dos jovens, ajudando-os na administração do tempo e responsabilidade.

“Nós servidores nos empenhamos em levar os jovens para eventos como a MArte, pois acreditamos no poder de mudança que esses encontros fazem na vida dos estudantes. E, para nós, é uma satisfação poder proporcionar esse tipo de vivência, que eles levarão na memória para o resto da vida”, disse.

Para a estudante do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Química, Raycca Vieira, o apoio dos pais para os filhos é importante e motiva todos a fazerem o melhor. “A MArte é o lugar onde nós nos descobrimos, que perdemos a vergonha de apresentar para várias pessoas e encontramos um novo talento. Eu não tenho palavras para dizer como a arte está sendo importante na minha vida”, descreveu.

O Campus Rondonópolis recebeu a 2ª edição da MArte em 2019, e neste ano de 2023 realizou o 6º Circuito de Arte e Cultura. Desde a primeira edição do Circuito, o Campus começou a respirar arte e os alunos têm encontrado através do Núcleo de Artes e Vivências Educacionais (Nave) um espaço para se expressarem livremente.

Atualmente, através dos editais da Pró-Reitoria de Extensão, o IFMT Rondonópolis conta com quatro bolsistas de Artes, dois bolsistas que coordenam a Fanfarra e duas bolsistas que colaboraram na organização do Circuito de Arte e Cultura. Além dos discentes voluntários que ajudam a movimentar o laboratório de artes todos os dias da semana.