IFMT RONDONÓPOLIS RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS PARCIALMENTE A PARTIR DO DIA 04 DE OUTUBRO

Publicado por: Campus Rondonópolis / 29 de Setembro de 2021 às 22:09

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, após mais de um ano realizando atividades remotas devido a pandemia do Covid-19, vem informar à comunidade que retomará parcialmente as atividades presenciais a partir de segunda-feira, 04 de outubro de 2021.

Desde março de 2020, as atividades presenciais em todo IFMT foram suspensas, sendo mantidas apenas atividades no sistema remoto. Assim, foi instituído no IFMT o Regime de Exercícios Domiciliares, mais conhecido pela sigla RED, para o desenvolvimento das atividades acadêmicas em domicílio e iniciado no Campus em 18 de maio de 2020.

No último dia 23 de setembro, o Conselho Superior (CONSUP) do IFMT deliberou pelo retorno gradual às atividades presenciais, a critério de cada Campus o seu planejamento e organização. Esse retorno se organiza em 4 fases, sendo elas:

FASE 1 - Atividades Não Presenciais: Contempla as atividades de ensino e atividades administrativas de forma remota, correspondendo à fase atual na maioria das instituições.
FASE 2 - Retomada: Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os servidores e alunos. Disponibilização de laboratórios de informática e/ou outros ambientes para alunos que tenham dificuldade com as Atividades Não Presenciais e continuidade de atividades de pesquisa, extensão, estágio e aulas práticas.
FASE 3 - Regime de oferta mista: Realização de Atividades Não Presenciais em alternância com atividades presenciais.
FASE 4 - Aulas presenciais: - Retorno presencial de 100% das atividades de ensino

Deste modo, a gestão do Campus Rondonópolis, em diálogo com os servidores, definiu pelo retorno gradual presencial, a partir do dia 04 de outubro, com a FASE 2. Sendo este o planejamento:

FASE 1: desde fevereiro de 2021

Atividades acadêmicas, estágio, pesquisa e extensão no sistema remoto;
Manutenção do ensino no sistema RED;
Retomada de parte dos serviços administrativos através de escala: Secretaria Geral de Documentação Escolar, Departamento de Administração e Planejamento, Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, Biblioteca e Núcleo de Apoio Psicossocial Pedagógico.

FASE 2: a partir de 04 de outubro de 2021

Retomada gradual das atividades acadêmicas que terá como principais ações:

• aulas em laboratório,
  • atividades dos projetos de Pesquisa e Extensão,
  • realização de estágio
  • aula de reforço para os estudantes com mais dificuldades.
  • Aumento gradual do horário de funcionamento dos setores com a manutenção do rodízio/escala dos servidores.

PRÓXIMAS FASES:

Após o término de cada FASE, será realizada avaliação institucional do desenvolvimento das atividades e do nível de disseminação, controle e/ou redução da COVID-19 no município de Rondonópolis, para decisão sobre a manutenção da FASE ou início da FASE seguinte.
Na FASE 3 ocorrerá o aumento das atividades presenciais em alternância com atividades não presenciais. E, por fim, a FASE 4 será o retorno total das atividades presenciais.

IMPORTANTE:

O  município de Rondonópolis iniciou no mês de setembro a vacinação de menores de 18 anos, público principal do Campus, e, por isso, a gestão pede para que os pais priorizem a vacinação dos adolescentes para que as atividades escolares não representem risco para os servidores e familiares.
Para o retorno seguro, é obrigatório o cumprimento das normas de biossegurança: utilização de máscara, distanciamento mínimo, respeito às orientações e trazer seu kit de higienização.
Até o final da semana serão encaminhadas novas orientações, cronograma de atendimentos e aulas práticas.