IFMT Rondonópolis realizará mesa redonda sobre Etnia, Classe e Gênero

Publicado por: Campus Rondonópolis / 10 de Setembro de 2019 às 11:50

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizará nesta quarta-feira (11) a mesa redonda sobre: “Etnia, classe e gênero: possibilidades a partir de um olhar interseccional”. O evento acontecerá no Auditório Pedagógico, às 14h30.

O objetivo da mesa redonda será promover a reflexão acerca das categorias etnia, classe, gênero e interseccionalidade dentro da Ciências Humanas. Durante a apresentação das ideias, serão pontuados como o sistema pode oprimir de diversas formas o indivíduo, sendo através da exclusão, racismo, capitalismo ou patriarcado.

De acordo com os organizadores do evento, esperasse que ao final o público possa ter melhor compreensão das possibilidades e vantagens teóricas metodológicas da compreensão de realidades sociais marcadas pela desigualdade das relações sociais.

Para compor a mesa redonda, estarão presentes o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), DR. Antuterpio Dias Pereira, a professora Drª. Ivanete Rodrigues dos Santos (UFMT), o professor Ms. Bruno do Prado Alexandre (UFMT), professora Drª. Carmem Lúcia Sussel Mariano.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto de pesquisa “Etnia, classe e gênero: um estudo acerca dos marcadores de diferença como forma de estranhamento do outro entre estudantes do IFMT - parte 2” (aprovado edital 050/2019 Propes IFMT)

Docentes: Valter Cardoso da Silva, Sílvia Maria de Moura Bonjour e Claudyanne Rodrigues de Almeida