IFMT Rondonópolis realiza nesta semana o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx)

Publicado por: Campus Rondonópolis / 2 de Julho de 2019 às 17:28

Nesta semana (04 e 05/07) acontecerá o III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. O evento já está com a programação fechada, e contará com muitas novidades nas palestras, oficinas, fóruns, apresentações de trabalhos e mesas redondas.

O congresso reunirá as maiores instituições de ensino da Região Sul de Mato Grosso, contando no total com a participação até o momento de 750 inscritos. Além disso, mais de 100 trabalhos serão apresentados no III Simpósio de Iniciação Cientifica de Rondonópolis (SICRo) e 27 oficinas serão ministradas para os participantes.

A abertura oficial do evento acontecerá na quinta-feira (04), às 9h, na quadra poliesportiva e contará com autoridades municipais e do IFMT.

A mesa redonda de abertura, que será realizada em formato ‘Talk-show’ terá a participação de três pró-reitores do IFMT, sendo Carlos Câmara do Ensino, Marcus Taques da Extensão e Wander Barros da Pesquisa. Os três pró-reitores falarão sobre o desenvolvimento das três áreas no IFMT, e, como a sociedade tem sido beneficiada.

Ainda no primeiro dia, o período vespertino será destinado especialmente ao SICRo e a noite haverá o I Fórum de Professores, no qual, docentes do ensino público apresentarão relatos de experiências exitosas.

Na sexta-feira (05), os congressistas terão no início da manhã a palestra "Veredas da inovação: o papel transformador do desenvolvimento tecnológico no IFMT" ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre dos Santos - IFMT/Cáceres. Em seguida haverá o II Fórum da Assistência Estudantil, que debaterá a importância do recurso para a permanência dos estudantes na Instituição.

No período da tarde, os estudantes participarão das oficinas que se cadastraram previamente, sendo que algumas oficinas ainda estão com vagas disponíveis. Nesta III edição do CEPEx, a quantidade de oficinas praticamente dobrou com relação aos anos anteriores, com o objetivo de abranger mais áreas e atender mais pessoas.

Para fechar a programação do evento, no período noturno haverá a palestra: "Criação e desenvolvimento de ecossistema local de inovação" com o professor Dr.Roger Resmini, Gerente de Graduação e Extensão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Nesta edição 2019 do CEPEx conta com algumas novidades. Os organizadores decidiram abrir espaço para resumos expandidos e artigos completos, sendo que nas primeiras duas edições só havia o resumo simples. Na abertura, a ideia do Talk-Show, ao invés de uma mesa redonda tradicional, vem com a ideia de aproximar entre palestrantes e público.

Com relação aos certificados, o congressista além de receber o certificado geral, contará com certificado de participação nas oficinas, de apresentação de trabalho e participação no III SICRo e os professores que participarem do I Fórum de Relatos de Professores da Educação Básica, também receberão certificado que serve para contagem de pontos no currículo lattes.

>>> SITE DO EVENTO <<<