IFMT Rondonópolis realiza I Fórum da Assistência Estudantil

Publicado por: Campus Rondonópolis / 21 de Junho de 2018 às 12:23

O I Fórum da Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)- Campus Rondonópolis foi realizado nesta quarta-feira (20) e contou com a participação da representante da reitoria, a servidora Luciana Gonçalves, que junto com a representante local, Dilma Ferreira esclareceram aos estudantes como é aplicada a verba da Assistência é destinada para o Campus.

O Campus Rondonópolis foi o primeiro local que sediou o Fórum da Assistência Estudantil, que faz parte de uma programação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e visa até agosto realizar em todos os Campi o debate sobre o tema.

Luciana Gonçalves explicou que existe uma comissão central que tem a missão de assessorar a Proen, por isso, foi criado o Fórum Central. E os fóruns locais tem o objetivo de saber qual a realidade de cada campus. “Os fóruns locais têm como objetivo discutir a realidade local de cada campus, e o campus Rondonópolis está sendo o primeiro a realizar o evento. A jornada começou agora em junho e tem previsão de encerrar em agosto”, disse.

Todas as pautas discutidas em âmbito regional serão encaminhas para a Comissão Central, que apresentará no Fórum Estadual que será realizado em novembro.

A assistente social, Dilma Ferreira, em sua fala mostrou aos estudantes que o Assistência não se refere apenas as bolsas de alimentação e transporte, e pontuou que todos são beneficiados de alguma maneira com esse programa, mas, é necessário que todos tenham o pleno conhecimento para que possam aproveitar melhor as oportunidades que o IFMT oferece.

Durante o evento em Rondonópolis, alguns alunos destacaram a importância da aplicação da verba da Assistência Estudantil, e como esse recurso ajuda na permanência dos estudantes. A aluna e atleta Bruna Sampaio contou para os colegas discentes que o incentivo ao esporte, através das diárias dos Jogos do IFMT, é um dos maiores exemplos de aplicação do dinheiro.

“Na seleção de handebol de Rondonópolis cada atleta precisa arcar com suas despesas e nos jogos ficam em lugares ruins. Aqui no IFMT é diferente, nós recebemos as diárias, ficamos em hotel bom e comemos bem. Estou no terceiro ano e fui classificada para os jogos regionais, e o IF ajuda muito isso, porque não é todo mundo que consegue pagar”, disse Sampaio.

Já o monitor da disciplina de Química João Vicente Zanotto, destacou que ter ganhado a bolsa monitoria foi importante para que incentivasse os estudos, pois é necessário fazer a revisão das matérias para conseguir explicar para os colegas. “A gente é pago para estudar, e isso ajuda nosso futuro, pois nos dá uma base e um fôlego para continuarmos tentando melhorar”.

Os próximos campus que vão realizar o Fórum da Assistência Estudantil serão Barra do Garças, Sorriso, Várzea Grande e Guarantã.