IFMT Rondonópolis promove palestra interativa sobre gerenciamento de ansiedade

Publicado por: Campus Rondonópolis / 27 de Fevereiro de 2024 às 15:22

Foi realizada na última semana no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, um treinamento Anti Ansiedade com os estudantes do Ensino Médio. A palestra Tour das Emoções foi mediada pelos médicos pós graduados em psiquiatria Jhordan  Fernandes e Jhonny Fernandes (egresso do Campus São Vicente), e organizada pelo Departamento de Ensino.

A palestra combinou  abordagens práticas com insights baseados em evidências para ajudar os adolescentes a entender e gerenciar melhor seus sentimentos de ansiedade e estresse que podem prejudicá-los ao longo do ano letivo.

Durante a sessão, os participantes foram incentivados a fazerem exercícios de respiração e de reconhecimento da ansiedade para o autocontrole. Além disso, foram apresentadas atividades que devem ser desenvolvidas ao longo do dia para equilibrar a pressão da escola e de outras relações sociais que podem causar a ansiedade.

A psicóloga do Campus, Daniela Marcelino, destacou que o ano de 2023 foi desafiador para toda a equipe multiprofissional, pois foram vários os alunos que apresentaram queixa de ansiedade ou crise, necessitando de atendimento psicológico e alguns encaminhamentos para a psiquiatria.

“Diante desses quadros, o Departamento de Ensino, juntamente com toda sua equipe começou a buscar alternativas para ajudar nossos alunos na identificação e gerenciamento de suas emoções. A palestra  veio em direção a tudo o que estávamos procurando, pois pode elucidar e ensinar aos alunos como gerenciamos nossas emoções e como a utilização de algumas técnicas nos ajudam a sairmos sozinhos de crises momentâneas”, explicou.

O atendimento psicológico para os estudantes dos três turnos, pode ser realizado no Núcleo de Apoio Psicossocial Pedagógico.