IFMT Rondonópolis promove ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo

Publicado por: Campus Rondonópolis / 13 de Setembro de 2018 às 17:23

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis abraçou a causa e está realizando uma série de ações de conscientização sobre o Setembro Amarelo. O objetivo da campanha, que é realizado em todo país, é tratar sobre o tema suicídio. Por isso, palestra e intervenções estão programadas ao longo do mês para que o tema seja discutido com servidores e alunos.

As ações promovidas pelo Núcleo de Apoio de Psicossocial e Pedagógico (NAPP) teve como principal motivação o índice de estudantes que apresentam ansiedade, seja por problemas familiares ou motivados pela busca de bons desempenhos durante a fase escolar.

A primeira intervenção promovida neste mês foi o ‘Quadro de Mensagens de Apoio’, no qual, estudantes e servidores colocarem frases motivacionais para os colegas. O resultado foi que no mesmo dia, várias palavras carregadas de gentilezas preencheram o painel.

A segunda ação, foram frases de apoio presas a balões pendurados no teto. As frases buscam a valorização da vida, o olhar humano para dentro de si e do colega que possa estar passando por alguma situação que necessite de atenção.

Além dessas ações pontuais neste mês de setembro, o NAPP ao longo do ano realiza atendimento aos estudantes, através da psicóloga, assistente social e pedagogos. Para chegar até esse atendimento, o estudante tem vários caminhos. Pode ser pelo professor, pais ou diretamente.

Contudo, a equipe do NAPP tenta diagnosticar os casos mesmo sem a manifestação do estudante. Para isso, contam com o apoio dos pais e professores que apontam em reuniões e conselho de classe algum problema de aprendizado em casa e em sala de aula.

O trabalho mais recente promovido com o intuito de reduzir os casos de ansiedade é o ‘Projeto Vivências no IF’, que toda semana realizada rodas de conversa para tratar de assuntos relacionadas à adolescência, os desafios do mundo e da escola.

De acordo com o diretor de ensino, Diogo Segalen, o trabalho do NAPP é essencial para promover a interação entre o aluno e a instituição, pois além do trabalho humanizado, busca fazer com que os estudantes recebam auxílios estudantis, facilitando a permanecia na escola.

“O NAPP auxilia com as monitorias, que servem para aqueles alunos que estão com problema de desempenho. Além disso, tem o auxilio estudantil que ajuda os alunos no dia a dia com os gastos para se manter na Instituição. Então o NAPP vem para engrandecer o trabalho da equipe e tem sido muito alinhado com o Ensino, e isso que está fazendo a diferença”, destaca Segalen.

Para fechar o mês de conscientização Setembro Amarelo, está previsto uma palestra com uma psicóloga no campus. Porém ainda será confirmada a data pelo NAPP.