IFMT Rondonópolis: Projetos de produção de álcool e fabricação de FaceShields beneficiaram mais de 10 instituições durante a pandemia

Publicado por: Campus Rondonópolis / 14 de Janeiro de 2021 às 16:02

Mesmo diante de uma crise mundial gerada pela pandemia causada pelo Covid-19, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis aproveitou o momento para realizar dois projetos de extensão beneficiando a sociedade. A fabricação das Faceshields e a produção de Álcool 70% foram destaques na mídia local, por atender o município de Rondonópolis na fase mais crítica da doença. No total, mais de 10 instituições públicas foram atendidas.

De acordo com os relatórios dos coordenadores do projetos Rafael Garcia e Juscilene Priebe, só em 2020, o IFMT Rondonópolis fabricou mais de 1.600 máscaras de proteção. E produziu em torno de 5 mil litros de álcool.

O projeto de fabricação de FaceShield teve o apoio financeiro do Ministério Público do Trabalho (MPT) que destinou R$ 25 mil para a compra de equipamentos e materiais. De acordo com o coordenador do projeto, foi encaminhado o projeto da fabricação das Face Shields para o MPT, que aprovou e destinou a verba oriundas de multas trabalhistas.

Com a finalização da demanda do projeto para a pandemia, as impressoras a laser de corte continuarão no Instituto para servir de apoio para projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Já o projeto de fabricação de álcool, teve inicialmente a ajuda de apoiadores locais, entre eles, servidores, alunos egressos, grupos de pais, instituições públicas e empresas. Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto contou com recursos que totalizaram R$ 348.591,70, que foi destinado para a compra de insumos e embalagens para os campi de Rondonópolis e Alta Floresta. Além disso, o Reitor Willian Silva de Paula, através da Pró-Reitoria de Administração, destinou mais de R$ 60 mil reais, em recursos próprios para o início imediato da produção.

De acordo com Jucilene Priebe, o projeto terá continuação em 2021, e a meta é produzir 15 mil litros de álcool.

Vale ressaltar que durante a pandemia, as atividades voltadas para o Ensino não pararam no Campus. Todos os alunos passaram a ter atividades na modalidade à distância. E os mais carentes, receberam recursos para conseguir pagar internet e não perderam o ano letivo.

Entidades beneficiadas com a entrega de Faceshields:

1 - Secretaria de Saúde Rondonópolis;
2 - 5º Batalhão Polícia Militar;
3 - Hospital Santa Casa;
4 - Cadeia Pública “Mata Grande”;
5 - Cadeia Pública Feminina;
6 - Opan;
7 - Servidores do IFMT;

Entidades beneficiadas com a entrega do Álcool 70%:

1- Secretaria Municipal de Saúde;
2 - Batalhão da Polícia Militar;
3 - Casa de Saúde Indígena (CASAI) polo base de saúde Rondonópolis;
4 - Comissão Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira - Maria Dimpina (NEABI/NUMDI);
5 - Penitenciária da Mata Grande;
6 - Associação Criança Saudável Filhos de Noel;