IFMT Rondonópolis doa 150 garrafas de álcool 70% para imigrantes

Publicado por: Campus Rondonópolis / 11 de Maio de 2020 às 07:59

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis realizou a doação de mais uma parte do álcool produzido nos nossos laboratórios. Dessa vez, foram doados 75 litros, sendo distribuídos em 150 garrafas de 500 ml. E o destino do produto foi para o apoio a população de imigrantes de Cuiabá, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI) em parceria com a Defensoria Pública.

De acordo com a diretora geral do IFMT Rondonópolis, Laura Aoyama, a ação teve objetivo de atender  uma das parcelas mais vulneráveis que são os imigrantes. Que vivem na informalidade e não tem acesso ao auxílio emergencial.

A iniciativa faz parte do projeto “Abraços à Vida”, que visa doar máscaras, álcool 70%, roupas e brinquedos a pessoas que trabalham nas ruas, expostas à pandemia de Covid-19. O grupo de voluntários reuniu-se no bairro Bela Vista, local de grande concentração de venezuelanos em situação de vulnerabilidade social, e de lá partiu para os bairros Eldorado e Canjica.

“Eles ficaram muito satisfeitos, até pediram mais doações. Eram roupas boas. Lençol de cama, que muitos não têm. A receptividade foi nota dez. Eles estavam rindo, alegres, disseram que estavam precisando muito”, relatou o defensor Roberto Vaz Curvo, diretor da Escola Superior e idealizador da campanha.

A equipe visitou seis casas, que abrigam de três a quatro famílias cada, as quais residem juntas em moradias apertadas. “Em vez de ir aos semáforos, para evitar acidentes, já que os pontos na rua são muito perigosos, a equipe preferiu ir até as casas dessas famílias”, explicou Vaz Curvo, mencionando que oito famílias moravam conjuntamente numa das casas.

Além do diretor da Esdep-MT, participaram da ação José Kennedy Silva, voluntário, Maristela Guimarães, professora do IFMT, Rafael Lira, membro da Associação de Defesa dos Haitianos de Mato Grosso (ADHIMI/MT), e Rosbelli Rojas, líder comunitária.

Foram distribuídos álcool 70%, doados pelo IFMT-Rondonópolis, máscaras de tamanho adulto e infantil, recebidas do IFMT-Cuiabá, além de brinquedos, roupas de cama, roupas de adultos e crianças, calçados e folders educativos em espanhol com medidas de prevenção à Covid-19 e também orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre cuidados com crianças.

Texto: Assessoria do Campus Rondonópolis com Defensoria Pública de Mato Grosso.

Mais informações, acesse: Escola Superior, IFMT e NUMDI doam máscaras, roupas e álcool 70% a cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade em Cuiabá