IFMT publica resultado final do Edital 99/2017 de apoio a projetos de pesquisa

Publicado por: Reitoria / 14 de Novembro de 2017 às 08:49

O IFMT publicou o resultado final do edital nº 99/2017, de apoio a projetos de pesquisa, com a aprovação de nove projetos pertencentes aos campi Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, Campo Novo do Parecis, São Vicente, Cáceres e Pontes e Lacerda. Lançado em outubro, o edital busca fortalecer os grupos ligados ao programa de apoio à pesquisa do IFMT/PROPES e potencializar a produção científica, intelectual e tecnológica da comunidade acadêmica do instituto.

As propostas aprovadas têm como foco temas de relevância tecnológica e social. Dentre os projetos aprovados estão: O papel dos morcegos como contribuidores do desenvolvimento sustentável em remanescentes florestais, através de estudos de frugivoria na fronteira oeste de Mato Grosso; o reaproveitamento de água de gotejamento de aparelhos de ar condicionado para minimizar o impacto da temperatura em módulos fotovoltaicos em ambientes urbanos em Cuiabá (MT); Elabi: uma proposta para prevenir a evasão escolar e o desenvolvimento de um sistema de detecção de ninhos de formigas cortadeiras em plantios comercias de teca por sensoriamento remoto.

Os projetos de pesquisa serão financiadas com recurso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, que disponibilizará o valor total de até RS 30 mil para auxílio à pesquisa aplicada. A implantação dos Projetos de Pesquisa Aplicada será coordenada pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) da PROPES/IFMT, com apoio dos dirigentes de pesquisa dos Campi.

Os pesquisadores que tiverem seus projetos aprovados deverão preencher um termo de concessão de auxílio financeiro. Veja em anexo, o resultado final.