IFMT lança o primeiro livro com relatos de experiências do Programa Residência Pedagógica

Publicado por: Campus Rondonópolis / 11 de Abril de 2022 às 15:12

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis está lançando o primeiro livro com relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP). O livro conta com 09 capítulos e teve a organização realizada pelos professores do Campus Rondonópolis, Drª em Biologia Adriane Barth e o Ms. em Física Márcio Gomes.

Os Campi participantes foram Juína, Confresa, Campo novo do Parecis, Pontes e Lacerda e Jaciara. E os capítulos foram escritos pelos próprios acadêmicos, sob a orientação dos professores.

E para marcar este lançamento, a professora Adriane Barth concedeu uma entrevista para a Assessoria de Comunicação do IFMT.

Ascom: Como surgiu a ideia do livro que reúne os relatos da Residência Pedagógica?

Adriane Barth: O Programa Residência Pedagógica é um projeto de formação de professores financiado pela CAPES em parceria com o IFMT que envolve cursos de licenciatura do IFMT e escolas estaduais e municipais. Neste programa, os acadêmicos das licenciaturas do IFMT desenvolvem atividades pedagógicas com os alunos das escolas e são acompanhados e orientados por professores das escolas parceiras e por professores do IFMT. A ideia de produzir um livro sobre as atividades desenvolvidas durante o PRP do IFMT surgiu após observarmos a quantidade e a qualidade das intervenções e dos materiais pedagógicos desenvolvidos em cada núcleo pertencente ao programa.

Ascom: Qual foi a base para a escolha dos trabalhos e autores?

Adriane Barth: A proposta foi que cada núcleo que desenvolveu o programa escolhesse de uma a duas atividades de destaque para publicar no formato de capítulo do livro. Foi interessante porque a escrita das atividades foi desenvolvida pelos licenciandos envolvidos no programa, pelos professores das escolas parceiras e orientada pelo professor orientador do núcleo, que é um professor do IFMT.

Ascom: Como as pessoas podem ter acesso ao livro?

Adriane Barth: O livro foi publicado com recursos próprios dos autores e não tem fins lucrativos, ficando assim disponível para toda comunidade, bastando para tanto, entrar em contato com a Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica. A obra está em formato digital, podendo ser acessada por qualquer aparelho eletrônico que abra arquivos em pdf. O acesso ao arquivo também está disponível no site do RP que pode ser acessado pelo link https://rp.ifmt.edu.br/

Ascom: O que os leitores encontrarão durante a leitura de diferente?

Adriane Barth: O livro apresenta relatos de experiências relacionados a atividades didáticas diversas, podendo ser utilizado por professores como fonte de inspiração para novas práticas pedagógicas sobre o ensino de ciências. A comunidade em geral irá encontrar um pouquinho do que o IFMT faz no que tange à formação de professores.

Ascom: Como surgiu a ideia da capa do livro em homenagem ao professor de Geografia titular do IFMT, Wilson José Soares?

Adriane Barth: Nós buscamos uma capa inspiradora e a ideia de homenagear o professor Wilson surgiu em um momento muito doloroso para todos os servidores e alunos do IFMT campus Rondonópolis. Professor Wilson havia partido devido a complicações da COVID-19. Professor Wilson sempre foi um trabalhador entusiasta da Educação e fonte de inspiração para todos. Um exemplo de conhecimento, humildade, perseverança e certezas de que só a educação pode mudar a realidade das pessoas e, por consequência, mudar o mundo. É isso que sempre lembramos quando buscamos motivação para continuar trabalhando pela educação no Brasil.

Ascom: O que diferencia a residência pedagógica do IFMT dos outros lugares?

Adriane Barth: Mato Grosso é um estado geograficamente grande e diverso economicamente e culturalmente. Essa diversidade faz com que, trabalhar um programa que envolve Campus de todas as “pontas’’ do estado, se torne um grande desafio. A edição do PRP relatada neste livro trabalhou com os cursos de licenciatura dos Campi do IFMT de Juína, Confresa, Campo novo do Parecis, Pontes e Lacerda e Jaciara. São locais cujas características se diferenciam pela colonização, biomas onde estão inseridos e diferentes atividades econômicas que desenvolvem. O motivador é que, justamente essa diversidade é que trouxe a riqueza que podemos observar nos relatos do livro.

Ascom: Como todo esse sucesso da primeira edição, haverá outras edições futuramente?

Adriane Barth: A proposta da Coordenação Institucional do Programa é manter a regularidade de, pelo menos, uma publicação por edição do PRP. A atual edição do programa encerra em abril de 2022 e o próximo livro já está sendo pensado!

Faça download do livro no anexo abaixo: