início do conteúdo

IFMT lança editais e avança na Política de Formação de Professores

Publicado por: Reitoria / 5 de Agosto de 2020 às 18:20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por meio do setor de Programas Institucionais de Apoio à Formação de Professores da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), lançou seis editais voltados ao fomento da prática pedagógica e formativa dos estudantes dos cursos de licenciaturas para atuação futura no ensino.

Lançados no dia 31 de julho de 2020, o prazo de inscrições dos editais é até 24 de agosto de 2020. Pela primeira vez os 16 cursos de Licenciatura presentes em 11 campi estão contemplados nos editais, o que representa um crescimento significativo para a instituição. O IFMT participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP), além de contar com o Programa de Incentivo à Docência – PID, com financiamento próprio.

Em todo o país, o IFMT foi a primeira instituição pública de educação superior a lançar um programa próprio de incentivo à docência (PID).  As atividades são voltadas à formação docente, atendendo estudantes dos semestres iniciais e finais das licenciaturas. Nesta edição estão sendo oferecidas 48 bolsas para estudantes, um acréscimo de 16 novas cotas.

"O PID tem em sua origem a importância dada pelo IFMT à formação de professores que atuarão nas redes de ensino. É um programa 100% do nosso IF, que marca nossa atuação na Política de Formação de Professores no cenário nacional," ressalta o reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula.

A responsável pelos programas institucionais, pedagoga Luciana Maria Klamt, destaca a importância do avanço na oferta dos programas de formação docente no IFMT.  “Os estudantes tem a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar durante a formação inicial. Marcas disso são a consolidação do PID e a contínua participação nos programas financiados pela CAPES,” enfatiza Klamt.

Já o coordenador do PID, Dr. Fábio Mariane, cita a valorização da formação docente e o compromisso institucional com a qualidade da formação inicial de professores. “Ele oportuniza aos licenciandos, ao longo do curso, vivenciar experiências de inserção no contexto e cotidiano da educação básica, permitindo refletir sobre situações concretas que envolvem a profissão de professor e a indissociabilidade entre teoria e prática na ação pedagógica."

Pibid e RP – Nesta edição, o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ofertará 144 cotas de bolsas fomentadas pela CAPES. Segundo a coordenadora, Profª Drª. Isabela Codolo de Lucena, o Pibid fortalece o processo de formação docente ofertado pelo IFMT contribuindo para a formação intelectual e criativa.

“O licenciando amplia possibilidades de vivenciar e refletir sobre as diversas conexões e contextos como o reconhecimento do ambiente escolar, a organização do sistema de ensino de educação básica, o estudo e a proposição de metodologias, a importância e ainda a escrita de projetos de ensino, pesquisa e extensão”.

No Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP) – estão sendo ofertadas 92 bolsas aos estudantes matriculados nos quatro semestres finais dos cursos de licenciatura. A coordenadora institucional, Drª Adriane Barth, explica que o RP busca aperfeiçoar a formação inicial destes futuros profissionais por meio de ações que oportunizam a vivência e experimentação das situações do cotidiano escolar e da prática docente.

“As atividades desenvolvidas pelos alunos de licenciatura estimulam a articulação entre teoria e prática proporcionando autonomia no fazer profissional e, consequentemente, melhorando a formação pedagógica, o que refletirá na atuação enquanto docente,” frisa a educadora.

Para acessar os editais:

Edital 70/2020 - PIBID - Edital para Seleção de Estudantes https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/pibid-edital-para-selecao-de-estudantes-dos-cursos-de-licenciatura-do-ifmt/

Edital 71/2020 - PIBID - Edital para Seleção de Professores Supervisores das Escolas Campo

https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/pibid-edital-para-selecao-de-professores-supervisores-das-escolas-campo/ 

Edital 72/2020 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - Edital para Seleção de Professores Preceptores das Escolas de Educação Básica

https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/residencia-pedagogica-edital-para-selecao-de-professores-preceptores-das-escolas-de-educacao-basica/

Edital 73/2020 - RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - Edital para Seleção de Estudantes

https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/residencia-pedagogica-edital-para-selecao-de-estudantes-dos-cursos-de-licenciatura-do-ifmt/

Edital 74/2020 - PID - Edital para Seleção de Estudantes

https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/pid-edital-para-selecao-de-estudantes-dos-cursos-de-licenciatura-do-ifmt/    

Edital 75/2020 - PID - Edital para Seleção de Professores Supervisores do IFMT

https://proen.ifmt.edu.br/conteudo/noticia/pid-edital-para-selecao-de-professores-supervisores-do-ifmt/  

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT