IFMT é um dos parceiros do curso de extensão “Capacitação em Economia Verde Inclusiva - Preparando Inovadores do Amanhã”

Publicado por: Reitoria / 28 de Março de 2022 às 08:14

O Instituto Federal de Mato Grosso convida da comunidade acadêmica para participar do curso de extensão “ Capacitação em Economia Verde Inclusiva – Preparando Inovadores do Amanhã”, que ocorrerá a partir do dia 18 de abril de 2022 e terá duração de 40 dias. As inscrições iniciam hoje e vão até o dia 13 de abril de 2022, pelo link: https://setec.ufmt.br/ava/ext-economiaverde/

O público-alvo prioritário desta ação são os alunos de graduação e/ou pós-graduação dos cursos superiores ofertados no estado que possuem interface com os quatro setores prioritários da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE), a saber: energias renováveis, turismo sustentável, ordenamento territorial e agricultura familiar, estendido às demais áreas do conhecimento.

Entendendo que ação poderá despertar interesse para além das instituições envolvidas no consórcio, a capacitação poderá disponibilizar vagas para alunos das demais instituições de ensino do estado, caso o limite de vagas não seja preenchido.

A estrutura da plataforma educacional comportará um limite de até 400 extensionistas por edição para a modalidade de Assíncrona de Formação Básica, sendo que as inscrições se encerrarão ao atingir o número máximo estabelecido de inscritos ou a data limite (conforme cronograma), o que acontecer primeiro.

Realização/apoio:

Esta iniciativa, fruto da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE) em colaboração com o Governo do Estado de Mato Grosso (MT), é coordenada pela Universidade Federal de Mato Grosso, com o apoio do Escritório de Inovação Tecnológica e da Secretaria de Tecnologia Educacional da UFMT. O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) é um dos parceiros.

A equipe técnica responsável pela concepção, elaboração e execução da capacitação é formada a partir de um consórcio das quatro instituições públicas de ensino superior do estado: Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Rondonópolis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e Universidade do Estado de Mato Grosso.

Os trabalhos são desenvolvidos com a colaboração da Coordenação de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governo de Mato Grosso bem como do Escritório Técnico da PAGE em Mato Grosso. Conta com a supervisão da Assessoria de Economia Verde do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa  - UNITAR.

A ação é alicerçada no PROFNIT - Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, promovido pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, que já se desenvolve em rede com as instituições do consórcio.

Sobre o evento:

A capacitação terá a duração de 40 dias, com início previsto para o dia 18/04/2022. A carga horária total de 40 horas será distribuída conforme estrutura a seguir:

Primeira etapa: Formação Básica (60% da carga horária = 24h)

De caráter introdutório, a ser desenvolvida individualmente em ritmo livre pelo aluno, desde que respeitado o limite máximo de 15 dias para a conclusão. Busca atender o Objetivo 1 da capacitação: “Proporcionar aos participantes uma visão holística relacionada a economia verde”.

Segunda etapa: Projeto Piloto (40% da carga horária = 16h)

Com foco no aperfeiçoamento do aluno ou grupo de alunos na temática de forma aplicada a problemas reais identificados por eles em seu contexto de atuação. Nesta etapa os alunos ou grupos de alunos serão acompanhados por meio de oficina de formação e tutoria de forma a atender o Objetivo 2 da capacitação: “Constituir um grupo de facilitadores/multi-plicadores, como estratégia de continuidade das ações, para sustentar as medidas formativas futuras promovidas pela referida rede”.

Recomenda-se que as propostas abarquem um dos setores estratégicos da PAGE em MT, no entanto não devem se limitar exclusivamente a esses setores, caso haja maior afinidade do aluno com os demais setores da economia verde inclusiva.

Destaca-se que após a submissão os projetos serão avaliados e os quatro primeiros colocados terão suas propostas pré-incubadas nas instituições envolvidas no consórcio. O processo de pré-incubação da continuidade ao trabalho desenvolvido na capacitação e permitirá maior aprofundamento direcionando para a efetiva realização do projeto.

Os organizadores ressaltam que a capacitação está prevista para ser realizada totalmente por meio de TICs, em uma plataforma educacional. Por meio de uma linguagem inovadora, com recursos interativos, o aluno é convidado a percorrer de forma autônoma os diversos conteúdos e recursos didáticos e se colocar em um papel ativo na condução do seu próprio aprendizado.

Com essa capacitação o aluno será chamado e orientado a assumir esse papel ativo e protagonista também em suas vidas, como agente de transformação crítico e pró ativo capaz de lidar de forma sustentável e consciente com as demandas do mercado e se manter competitivo diante da atual concorrência que ele oferece.

Mais informações poderão ser acessadas por meio da página do curso e suas redes sociais:

Página: https://setec.ufmt.br/ava/ext-economiaverde/

Instagram: Capacitacaoevi