início do conteúdo

IFMT e TRT/MT firmaram parceria sobre Trabalho Seguro

Publicado por: Campus Rondonópolis / 28 de Outubro de 2015 às 08:17

O Instituto Federal de Mato e o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso firmaram parceria com o Projeto Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho e coordenado pelo Grupo de Trabalho Interistitucional da 23º Região (Getrin 23). A ideia é levar o projeto a professores, alunos e toda a comunidade atendida pelo IFMT. 

Na última reunião do Colégio de Dirigentes (CODIR) realizada no dia 29 de setembro, o coordenador do Getrin, juiz Paulo Brescovici apresentou o Projeto Trabalho Seguro aos diretores-gerais relatando a importância de se prevenir acidentes de trabalho. 

Na oportunidade, foram apresentados dados estatísticos que reforçam a importância de o empregador fornecer treinamento e Equipamentos de Proteção Individual e, da mesma forma, cobrar e fiscalizar o seu uso pelos trabalhadores. O juiz Paulo Bescovici mostrou aos presentes quais são os materiais utilizados nas palestras, como slides, pastas, folderes, camisetas, entre outros. 

Na parceria entre o TRT/MT e o IFMT serão realizadas palestras e dinâmicas sobre acidentes de trabalho e suas graves consequências, como o surgimento de doenças ocupacionais ou perda da função laboral do trabalhador. Além disso, serão distribuídos materiais educativos em todos os eventos, com informações acessíveis e atualizadas acerca do tema.

Na reunião ficou agendado a primeira rodada de palestras do TRT/IFMT: 
Campus Lucas do Rio Verde – Dia 16/11/2015 - nos períodos vespertino e noturno;
Campus Sorriso – Dia 17/11/2015 – nos períodos vespertino e noturno
Campus Tangará da Serra – Dia 24/11/2015 – nos períodos vespertino e noturno
Campus Diamantino – Dia 25/11/2015 – no período vespertino
Campus Primavera do Leste – Dia 28/11/2015 – no período matutino
Campus Sinop – Dia 30/11/2015 – no período noturno

Saiba mais sobre a parceria entre o IFMT e TRT/MT no Projeto Trabalho Seguro 
Na reunião do Colégio de Dirigentes ocorrida no dia 31 de agosto de 2015, o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, os 18 diretores-gerais dos campi e campi avançados, e demais representantes da instituição se reuniram com o presidente do Tribunal, desembargador Edson Bueno, para definir parceria a ser firmada entre as duas instituições e o Grupo de Trabalho Interistitucional da 23ª Região (Getrin 23).

A proposta na reunião é levar o Projeto Trabalho Seguro, a comunidade acadêmica e ao público externo atendido pelo IFMT. O presidente do tribunal Edson Bueno destacou que convênios como esse fazem parte das ações afirmativas de cidadania desenvolvidas pelo Tribunal, ou seja, o TRT/MT realiza sua função primordial – o julgamento de processos – e também leva esclarecimentos e sensibilização à sociedade. 

O Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, destacou a relevância da parceria da entre o TRT/MT e o Instituto Federal de Mato Grosso, pois a instituição tem a função informar, conscientizar e formar jovens e adultos na importância da prevenção de acidentes de trabalho, tanto para o próprio aluno como para a comunidade em que ele está inserido. 

Os acidentes de trabalho vitimam mais de 700 mil trabalhadores todos os anos. De acordo com dados da Previdência Social, entre os anos de 2011 e 2013, eles foram responsáveis por 13.724 amputações, 43.993 fraturas e mais 11 mil mortes no país. Isso gera um gasto equivalente a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, ou seja, cerca de 71 bilhões de reais em despesas públicas, como indenizações e seguros da Previdência Social além do impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom/Reitoria/IFMT

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT