IFMT Campus Rondonópolis inicia curso voltado para a comunidade LGBT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 21 de Fevereiro de 2018 às 08:25

No dia 19 de fevereiro o IFMT Campus Rondonópolis realizou a aula inaugural do Curso "Informática Básica: inclusão digital no universo LGBT". O evento contou com a presença do Magnífico Reitor Willian Silva de Paula que será, também, um dos professores ministrando a disciplina de "Linguagem, Comunicação e Oratória".

O curso será ofertado no período vespertino, três vezes por semana, na modalidade de Formação Inicial e Continuada, com carga horária de 92 horas.
Segundo o professor Itamar Valério, coordenador da proposta, a escolha pela implantação do Curso de Informática Básica: Inclusão Digital no Universo LGBT ​fundamenta-se, "por um lado, na análise contextualizada do desenvolvimento local, pois de maneira geral, a informática é a realidade na vida das pessoas; e, por outro lado, justifica-se por permitir melhores condições de acesso à informação e ao conhecimento, contribuindo para a inclusão social da comunidade LGBT, especialmente dos travestis e transsexuais que são vítimas de preconceito e violência".

Para viabilizar o projeto, o IFMT contou com a parceria do Grupo de Apoio a Gays, Lésbicas, Travestis e Transsexuais de Rondonópolis que funcionou como ponto de apoio para as inscrições e colaborou na divulgação do curso junto ao público alvo. A presidente do Grupo, Adriana Liário, será uma das alunas e ressaltou a importância da iniciativa, pioneira no estado de Mato Grosso.

A Diretora Geral do Campus Rondonópolis, Laura Aoyama, também será uma das professoras do curso, desenvolvendo a disciplina de "Imagem Pessoal" e ressaltou em sua fala que a concretização da proposta só foi possível graças ao empenho da equipe de servidores do Campus Rondonópolis, que trabalhou incansavelmente desde a escrita do Plano Pedagógico do Curso até a logística de transporte dos alunos. Além disso destacou que "é uma grande alegria perceber que o IFMT está fazendo a diferença na vida das pessoas, resgatando sonhos e promovendo a inclusão".
A Diretora também informou que, de 20 a 23 de fevereiro, o IFMT ainda está recebendo alunos para o curso que serão selecionados através de um edital de vagas remanescentes, oferecendo oportunidade para mais 14 ingressantes. Para maiores informações consulte o edital: https://roo.ifmt.edu.br/media/ filer_public/cd/c1/cdc112dd- 81db-4e66-a009-4c0cd17d9341/ 032018_-_edital_fic_-_ inclusao_digital_no_universo_ lgbt.pdf