IFMT progride na assistência estudantil

Publicado por: Reitoria / 15 de Abril de 2021 às 08:42

O Instituto Federal de Mato Grosso avançou nos últimos quatro anos na Assistência Estudantil (AE), com a criação e estruturação da Política e Regulamento Geral de Assistência Estudantil, que possibilitou a institucionalização de 19 comissões locais permanentes de AE e da Comissão Central Permanente  de AE para orientar e acompanhar os trabalhos. Todos os campi possuem regulamentos locais de assistência estudantil.

A Pró-Reitoria de Ensino realizou três Fóruns de Assistência Estudantil nos anos de 2017, 2018 e 2019, produzindo relatórios consolidados que foram disponibilizados ao reitor e a comunidade acadêmica.

Além disso, foram ofertadas inúmeras oficinas sobre Assistência Estudantil: em 2018, foram 12 oficinas ministradas pela CCPAE/Proen; em 2019, 9 oficinas. Foi implementado o I Programa de Formação Inicial e Continuada em Educação para os Direitos Humanos com Ênfase nas Relações Étnico-Raciais e Gênero para as equipes de assistência estudantil dos campi. 54 pessoas (entre servidores e estudantes) concluíram o curso e já foram certificados pela Proen.

Em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, a Proen/Proad regulamentaram os auxílios emergenciais (IN Reitoria 04/2020 e IN Reitoria 08/2020) para flexibilização dos processos seletivos, padronizaram os editais de auxílios emergenciais em todos os campi e realizaram levantamento de necessidades e a destinação de R$ 502.850,00 aos Campi para complementação orçamentária dos auxílios emergenciais.

Segundo os campi sobre a execução dos auxílios emergenciais no contexto da pandemia, temos:

• 4.021 auxílios emergenciais concedidos de março a agosto de 2020 por 18 campi nas modalidades de alimentação, moradia, auxílio saúde, auxílio internet, kits e/ou cestas básicas;
  • 6.652 auxílios emergenciais planejados para concessão entre agosto a dezembro de 2020 por 18 campi nas modalidades de  alimentação, moradia, auxílio saúde, auxílio internet, kits e/ou cestas básicas, cessão/locação de equipamentos para atender ao ensino remoto; materiais e equipamentos acessíveis aos PCD's; impressão de materiais para apoio ao ensino;

Fortalecimento dos programas e projeto de extensão, além da implementação da curricularização da extensão

O IFMT assumiu com responsabilidade e vem garantindo a aplicação a meta 12.7, do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que assegura, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão.

Esses programas e projetos se destacam pelo comprometimento com os processos educativo, cultural e científico, articulando-se ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, ampliando a relação transformadora entre a instituição e os segmentos sociais, promovendo o desenvolvimento local e regional, a partir da socialização da cultura e do conhecimento técnico-científico.

Crescimento na Política de Formação de Professores nos últimos 3 anos

A Instituição tem apresentado um crescimento significativo na política de formação de professores, em especial pelos programas de fomento à iniciação a docência e a residência pedagógica, e também com a criação do seu programa próprio de Incentivo à docência (PID).

Entre 2017 e 2019, quanto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) o IFMT saltou de 99 bolsas para 155 bolsas, além de mais dois programas - RP e PID, totalizando 307 estudantes dos cursos de licenciatura contemplados com bolsas nos programas de formação de professores.

O IFMT investiu aproximadamente 350 mil reais de recursos próprios e aproximadamente 2,7 milhões captados por meio dos projetos aprovados na Capes.

Cabe destacar que a Formação de Professores é uma das modalidades de ensino que faz parte dos objetivos da educação profissional e que o IFMT vem valorizando cada vez mais.