Ex aluna do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT publica dois artigos em revistas científicas internacionais

Publicado por: Reitoria / 27 de Novembro de 2017 às 14:09

Primeira aluna a concluir o mestrado no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do IFMT, Wanessa Costa Silva Faria começa a colher os frutos do projeto desenvolvido sob a orientação do professor Wander Miguel de Barros, com a publicação de dois artigos em revistas científicas especializadas internacionais. Atualmente ela é doutoranda em Ciência de alimentos pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Publicado na revista internacional “Journal of Food Science and Technology”, o primeiro artigo descreve o processo de desenvolvimento de barras proteicas dietéticas à base de derivados da soja, análises nutricionais (conteúdo de proteínas, carboidratos, lipídeos, fibras e minerais), análises sensoriais conduzidas com indivíduos saudáveis e diabéticos e estudos farmacológicos conduzidos em ratos diabéticos e saudáveis para testar a eficácia antidiabética da barra.

O segundo artigo, aceito para publicação na revista “Current Nutrition & Food Science”, trata do estudo de segurança do consumo da barra proteica suplementada com diferentes doses de isoflavonas da soja, conduzido com ratos fêmeas e machos saudáveis adultos, a fim de delimitar a dose de consumo diária que não apresenta efeitos adversos.

“Um dos objetivos do pesquisador é poder apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos com recursos públicos, como estes, que agregaram muito na minha vida profissional e acadêmica. A publicação de artigos científicos em revistas indexadas é o meio mais eficaz de divulgar descobertas científicas e traz ganhos inestimáveis para a ciência tanto em âmbito estadual quanto nacional,” afirmou a pesquisadora.

Os pesquisadores envolvidos nesse projeto foram os professores Dr. Wander Miguel de Barros, coordenador, Dra Adriana Paiva Oliveira e Msc Daniela Fernanda Carvalho Cavenaghi, e os alunos de Iniciação Científica do curso de graduação em Engenharia de Alimentos Ariadny Silva Arcas, Rafaela Martinelli, Natalie Veggi e Gustavo Moraes. “Todos tiveram contribuições essenciais no desenvolvimento dos estudos”, avaliou Wander.

Os projetos de pesquisa foram aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), “consolidando o potencial dos grupos de pesquisa em captar recursos externos para fomentar a pesquisa e a pós-graduação no IFMT”, pontuou o professor, atualmente Pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Após o mestrado a pesquisadora vem trabalhando, na Unicamp, com o desenvolvimento de extratos padronizados de café verde e microcápsulas contendo extrato de café verde padronizado. “E continuo em parceria com o IFMT. Com recursos advindos do projeto "Café verde" adquirimos alguns equipamentos para o programa de pós-graduação do Instituto Federal, como uma câmara climática para realizar estudo relacionado ao efeito antioxidante tanto das microcápsulas quanto do extrato livre em óleos vegetais,” detalhou a doutoranda.