Estudantes visitantes conhecem pela primeira vez laboratório de Química no IFMT Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 18 de Março de 2024 às 10:35

Uma parceria de aprendizado foi realizada entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis e o Colégio São Leão Magno. Os estudantes que nunca tiveram acesso a um laboratório multidisciplinar de Química e Biologia, estão conhecendo a estrutura do Campus e tendo acesso a equipamentos que só conheciam em livros.

A ação teve iniciativa através do egresso do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, Luís Flávio Itacarambi. Após se formar na turma de 2023, Luís, que era ligado ao projeto Núcleo de Artes e Vivências Educacionais (Nave), se tornou professor de música na unidade escolar e contou sua experiência como estudante do IFMT, e isso despertou a curiosidade dos seus alunos.

Os estudantes de 9º ano e Ensino Médio do colégio terão oportunidade de duas visitas cada turma para conhecer inicialmente a vidraria e posteriormente terem a experiência de fazer aula prática no laboratório.

“Os alunos estão tendo contato pela primeira vez com as vidrarias, nomes, funções, regras e todos estão encantados. E a ideia é trazer essa experiência prática, e o IFMT deu apoio inclusive buscando os estudantes no colégio. E essa atividade é muito importante para o despertar de um futuro químico ou biólogo”, disse Luís Flávio.

Para a estudante do primeiro ano, Maria Julia Orland, 15 anos, disse que a primeira vez que entrou em um laboratório foi há muito tempo, e que está sendo boa a experiência de conhecer o IFMT. “Eu estou achando muito legal ver as coisas mais de perto, poder pegar na mão. Eu gosto mais de biologia, e no laboratório é mais legal ver as coisas”, disse a estudante.

Vida pós IFMT

Alcançando voos mais altos, o egresso do técnico em Química Luís Flávio Itacarambi, que foi muito atuantes em projetos de extensão no IFMT na área de artes, está levando sua experiência para o mercado de trabalho ainda com 18 anos.

Luís, já tinha uma formação em piano clássico, no qual estudou mais de 8 anos com o incentivo da família. E no IFMT, ele liderou o coral de estudantes que realizou diversas apresentações em Rondonópolis em 2023 e também na Mostra de Arte que aconteceu em Cuiabá.

Agora formado, o egresso se tornou professor de música e dentro da escola onde atua, ele coordena um coral com estudantes, servidores e pais. “O coral começou a crescer no meu serviço, onde atuo do 6º ano até o 3º ano do ensino médio. E lá estamos plantando sementes para que possa surgir quem sabe um futuro músico, e os pais estão muito empolgados e até mais animados que os filhos, tanto que eles estão participando também”, disse.

Durante as oficinas de química no laboratório, Luís Flávio mostrou um pouco do seu conhecimento para os estudantes e que além da música, sua formação de Técnico Químico faz diferença no seu currículo.