Estudante do IFMT Rondonópolis recebe medalha de ouro na OMQ e bronze no OBMEP

Publicado por: Campus Rondonópolis / 12 de Fevereiro de 2019 às 14:00

Rafael Henrique Turra, 17 anos, é aluno do 2º ano integrado ao curso Técnico em Química

Os resultados do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis aparece não só nas aprovações nos vestibulares, como também ao longo da vida estudantil dos adolescentes que ingressam no ensino médio. A última conquista nas olimpíadas que exige muito estudo por parte dos alunos veio através do aluno Rafael Henrique Turra Schmidt, 17 anos, que em 2018 conquistou as medalhas de ouro na Olimpíada Mato-Grossense de Química (OMQ) e bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP).

Aluno do 2º ano integrado ao curso Técnico em Química, Turra, vem demostrando desde o primeiro ano aptidão para área de exatas, recebendo em 2017 nas primeiras olímpiadas menções honrosas pelo bom desempenho.

A Olimpíadas Mato-Grossense de Química é realizada anualmente e possui duas fases, sendo que na primeira a prova é objetiva, e o estudante que consegue acertar mais de 50% da prova, passa para a segunda fase que é dissertativa.

De acordo com Rafael, a segunda fase é mais difícil por ser dissertativa, e para se preparar, ele estudou em cima da lista de conteúdos pré-determinado pela organização do evento. “Depois que passei na primeira fase da OMQ eu vi a lista de conteúdo. No caso, não iriamos ver na escola a parte de elétrica e de cinética, mas como sou monitor de química, aproveitei para estudar esse conteúdo que caiu e não tinha visto ainda”, explicou.

No total são premiados os 5 melhores alunos do Estado, incluindo escolas públicas e particulares, e os mesmo são classificados para a etapa nacional. E para essa fase, Rafael Turra, irá se preparar com os professores, para tentar se manter entre os melhores colocados.

Já a OBMEP acontece nacionalmente, e segue a mesma lógica da OMQ, sendo a primeira fase com prova objetiva e a segunda discursiva. A OBMEP distribui várias medalhas entre os estudantes, sendo que o bronze, são entregues para os 1 mil melhores alunos Brasil, e Turra foi um dos colocados.

Para conseguir dois resultados positivos em matérias diferentes, apesar de ambas serem exatas, Rafael Turra, que almeja prestar vestibular para o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) ou Instituto Militar de Engenharia (IME), pontua que ter organização é fundamental e evita estudar em casa. E ele procura fazer isso mesmo agora que está realizando o estágio no Serviço de Saneamento de Rondonópolis (Sanear).

“Tem que ter uma agenda bem organizada e principalmente estudar o máximo que consegue na escola, para não deixar para casa. Agora que estou estagiando, estudo um pouco menos para terminar logo o estágio no Sanear”, disse.

Medalhistas de Prata do 1º ao 3º ano
GABRIEL CORRÊA PEREIRA, GÉSSY CARDOSO SANTOS,JOÃO MARCOS WACHTMANN SOARES, MARIANA DOS SANTOS VILELA, PAULO GABRIEL DA SILVA MOTA

Medalhistas de Bronze do 1º ao 3º ano
ÁGATA CRISTIE CABRAL SANTOS, GABRIELLA BATA GOMES DOS SANTOS, JOÃO PEDRO BARROS KLINKERFUS, RAFAEL SOUZA DOS ANJOS