Encerramento do 8º WorkIF: história de superação inspira estudantes e servidores

Publicado por: Reitoria / 27 de Outubro de 2023 às 20:22

A história de uma vida permeada por momentos de determinação, superação e reconstrução deu o tom para a cerimônia de encerramento da oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – WorkIF do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na tarde desta sexta-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O ex-jogador Jakson Follmann, um dos sobreviventes do acidente aéreo ocorrido com o time de futebol brasileiro Chapecoense no final de novembro de 2016, trouxe relatos emocionantes e, ao mesmo tempo, impactantes, de sua trajetória pessoal e profissional, narrados de maneira leve e cheia de esperança.

Com bom humor, falou do início da carreira, do valor da determinação para se tornar um atleta profissional, das passagens por diferentes times, até o acidente, a colocação da prótese, a recuperação e o lento processo de reaprender a andar e a reencontrar um novo caminho.

Narrou tudo isso de forma inspiradora, sempre reconhecendo o valor e o apoio da família, intercalando com registros em vídeo de momentos acontecimentos como atleta, o acidente e dos desdobramentos.

Lembrou que sua última partida de futebol, como goleiro profissional, um zero a zero, aconteceu justamente na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Falou também sobre fé, sobre o propósito de fazer do limão uma limonada e do poder da música, que embora sempre tenha estado presente, tornou-se um segundo e novo sonho. Primeiro cantou Tocando em frente, um hino à vida, de Almir Sater, com direito a coro animado dos estudantes, depois apresentou sua mais recente canção, Vestido de flor.

“Minha vida é uma sucessão de eventos raros, mas não sou diferente de vocês. Cada um tem sua história, suas cicatrizes e, hoje, sou um PCD apaixonado pela minha vida. Entendo que quase tudo que enfrentamos são situações, não problemas.  Vamos valorizar o agora. E se vocês tem um objetivo, um sonho, lutem com força de vontade para fazer a vida valer a pena,” ensinou.

Missão cumprida

“Finalizamos o maior evento que o Instituto Federal de Mato Grosso já realizou. Um evento com um investimento considerável, mas muito importante por ser uma estratégia fundamental de formação dos estudantes, de interação e de amadurecimento dos projetos de pesquisa, de extensão e com foco especial, este ano, no empreendedorismo e na inovação.”

Essa é a avaliação do reitor Julio Santos, que expressou agradecimento ao apoio de todos os servidores, especialmente os diretores-gerais, no encerramento do WorkIF.

Foram 23 eventos simultâneos, palestras, encontros das mais diversas categorias e segmentos profissionais no Instituto Federal, oficinas, e participação de estudantes e servidores de todos os campi.

O reitor destacou que foi cumprida a proposta de trazer uma amostra de tudo o que a instituição produz em termos de tecnologia, os laboratórios onde os estudantes dos diversos campi puderam interagir nas mais diversas práticas, oficinas e projetos que estão sendo desenvolvidos.

“Trouxemos a essência daquilo que é o Instituto Federal, uma instituição de ciência e tecnologia. Vamos investir cada vez mais na estruturação dos laboratórios para dar aos professores, técnicos e aos nossos estudantes, principalmente, condições de desenvolver as pesquisas, fazer inovação e empreender”.

Desafio de ideias e investimentos

O reitor também anunciou um investimento de R$ 12 milhões de reais em aquisição de equipamentos para atender todos os campi do Instituto Federal de Mato Grosso.

O objetivo é que 2024 seja um ano voltado para investir na tecnologia dos laboratórios a fim de trazer mais qualidade para o ensino ofertado.

O Desafio de Ideias, iniciativa que estreou este ano com a participação de sete equipes apresentando projetos de empreendedorismo e inovação, com duas delas ganhando apoio do renomado investidor anjo João Kepler, será realizado anualmente a partir de 2024.

“Estamos demonstrando para a sociedade e para as outras instituições, a força que o IFMT tem na transformação da vida das pessoas e o nosso compromisso social com os nossos projetos e programas. E tudo isso é muito bom nessa reconstrução no mundo pós-pandemia”, encerrou.

Vídeo 8º WorkIF

Assista AQUI o vídeo de encerramento do 8º WorkIF.