JIF Nortão 2020 terá união de seis campi e a sede será em Sinop

Publicado por: Reitoria / 23 de Maio de 2019 às 17:35

A organização do JIFMT 2020 será realizada conjuntamente pelos campi Alta Floresta, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Sorriso e a sede será em Sinop.

Como acontece em todos os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), enquanto os atletas disputam as partidas, o Colégio de Dirigentes (Codir) define a próxima sede. Para 2020, a novidade anunciada pelo reitor Willian de Paula são os JIF Nortão, que acontecerão no Campus Sinop, como resultado da parceria dos campi Alta Floresta, Diamantino, Guarantã, Lucas e Sorriso.

Assista, no link JIFMT 2020 o convite, em vídeo, feito pelo reitor Willian Silva de Paula e pelos diretores gerais.

Jogos em Rede

A novidade de unir seis campi para a realização do 7º JIFMT vem ao encontro do anseio de fortalecer o espírito de rede da instituição. A segunda meta será fortalecer ainda mais a missão de preparar os estudantes para a vida e para o trabalho, através da prática desportiva, na qual o atleta desenvolve habilidades variadas como liderança e trabalho em equipe.

O reitor Willian de Paula destacou que o IFMT incentiva o esporte pois acredita que faz parte do processo de formação do estudante, principalmente através do trabalho em grupo, que possibilita o desenvolvimento de novos líderes. Sobre a união dos campi para 2020, o reitor afirmou que aconteceu de maneira espontânea e que a mudança trará muitas novidades.

“O professor Júlio de Alta Floresta tinha a intenção de fazer os jogos e trouxe para nós, através da professora Gilma, a possibilidade da junção. Ao falarmos de unir e dividir os trabalhos, os demais campi foram se somando e vimos a estruturação de uma rede organizadora. Então o pleno deliberou que seria em forma de um consórcio. Após as primeiras reuniões teremos mudanças no planejamento do JIF Nortão 2020: desde a dinâmica do planejar inter campi à realização dos jogos, fortalecendo o espírito de rede da instituição”, explicou.

A diretora do campus Sinop, Gilma Silva Chitarra, destacou que a organização será uma grande união entre os campi e a edição 2020 dos jogos na Região Norte servirá de fortalecimento do IFMT no interior do Estado. “Todos nós seremos organizadores e poderemos mostrar a nossa união e trabalho em rede. É importante que os alunos saibam que todos esses campi estão na organização. Acredito que faremos um belo evento e por estarmos na BR 163 mostraremos para esse interior o que representa o IFMT”, destacou Chitarra.

O formato e a construção da próxima edição do JIFMT será desenhado ao longo do ano, nas reuniões que serão realizadas. Por isso, as novidades serão anunciadas pelos organizadores, que buscarão manter a qualidade dos jogos.

Sobre Sinop

O município de Sinop, palco dos JIFMT de 2020, fica distante 480 Km da capital Cuiabá. A cidade, que possui uma população média de 130 mil habitantes, é a porta de entrada da Amazônia Mato-grossense e tem como principal economia o setor madeireiro e de serviços, por atender mais de 30 cidades próximas. Sendo a quarta maior cidade do Estado, o turismo de Sinop envolve atividades voltadas para a área esportiva envolvendo o Rio Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, que deságua no Rio Amazonas. O Teles Pires permite diversificadas atividades esportivas, tais como: pesca amadora e esportiva, canoagem, rafting, dentre outras.

Dentro desse potencial econômico surgiu, em 2016, o Campus Sinop, com os cursos técnicos em Automação Industrial,  Eletromecânica e Recursos Humanos. Com apenas três anos de implantação o IFMT Sinop planeja, agora, a construção de uma sede própria e sonha com a verticalização do ensino, com a implantação dos primeiros cursos de ensino superior e de especialização. A ideia é atender à necessidade dos arranjos produtivos locais, hoje muito voltados para a extração e o beneficiamento da madeira e para a área de serviços.

(Texto: Rafaela Almeida - jornalista do campus Rondonópolis)

Marcadores: ifmt_1