Egressa do IFMT Rondonópolis é aprovada para mestrado em Química na UFMS

Publicado por: Campus Rondonópolis / 11 de Março de 2019 às 15:50

A partir deste ano, a egressa Valéria dos Santos Gonçalves, 21 anos, vai começar a vivenciar mais um passo importante na sua vida acadêmica. Aluna da segunda turma de Química, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, se formou em 2018 em Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e agora irá cursar mestrado.

Seguindo os estudos na pesquisa, Valéria, irá fazer mestrado na área da Química, mais especificamente em estudos de Produtos Naturais. E a escolha por esse caminho, começou a surgir no IFMT, quando a estudante entrou em 2012, e descobriu um mundo de estudos diferente do que imaginava.

Contudo, aproveitando todas as oportunidades, a estudante durante os três anos no Campus Rondonópolis participou de projetos de pesquisa, extensão e ainda se aventurou na monitoria. E segundo Valéria, toda essa vivência foi fundamental para decidir o curso na faculdade. “Havia muitas atividades extracurriculares, sendo pesquisa, extensão e monitoria no IFMT. E participei de todas as atividades. E isso ajudou a escolher o curso na faculdade, tinha que ser alguma coisa na área da Química”, disse.

Ao ingressar na faculdade, as experiências vividas no IFMT foram notadas principalmente na criação de relatórios e participação de pesquisas. E essas experiências, foi o diferencial da Valéria para os colegas do mesmo curso.

“Os professores na universidade veem a diferença de um aluno do IF para outras escolas. Pois eu já cheguei sabendo que não queria simplesmente passar pela faculdade, sem participar de algum projeto, para ter conhecimento mesmo da área. Outra coisa, é que no IFMT desde muito cedo somos cobrados, mas no bom sentido. Quem entrou na universidade e não passou pelo IF, não sabia fazer um relatório. E eu já entrei sabendo pois aprendi no IF”.

No mestrado, Valéria Gonçalves irá continuar seus estudos na área de química, e o seu projeto é voltado para estudos de plantas. "Vou fazer o estudo químico de uma planta, que seria determinar quais são os compostos que pertencem a ela, a fim de encontrar compostos com potencial biológico, como atividade antitumoral”, explicou.

A agora mestranda, pretende seguir a carreira na área da docência. Mas por enquanto, o foco mesmo é fazer com excelência os estudos no mestrado.