início do conteúdo

Educação Inclusiva é tema principal da Semana Pedagógica no Campus Rondonópolis

Publicado por: Campus Rondonópolis / 6 de Fevereiro de 2020 às 15:09

Educação Inclusiva é o tema central da Semana Pedagógica que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis que está sendo realizada entre os dias 03 e 07 de fevereiro. O curso ministrado pelo Prof. Dr. Eugênio da Cunha, que é especialista em Educação Especial, está sendo ministrado para servidores do IFMT, representantes de escolas estaduais e municipais, além de associações.

Em busca de ampliar mais o debate para educadores e familiares em Rondonópolis, além do curso, foi realizada também uma palestra na noite desta quarta-feira (05) para mais de 250 pessoas no auditório da escola Khalil Zaher.

No encontro, Eugênio da Cunha tratou especificamente sobre o assunto ‘Aprendizagem e Afeto’, e como os educadores devem trabalhar com a educação especial, sem torná-la um trauma para todos os estudantes envolvidos.

Para a gerente da educação especial da rede municipal, Neuzeli Fuza, a palestra do especialista tratando sobre aprendizagem e afeto vem de encontro com as ações que já vem sendo realizada no município, que atualmente possui 350 crianças com algum tipo de deficiência, e 126 são autistas. E tratar sobre o assunto de educação especial é fundamental para a melhoria do atendimento na rede, que tem se tornado referência na Região Sul.

“Eu gosto muito do professor Eugênio. A Secretaria de Educação (do município) lê sobre ele, principalmente por conta da afetividade. A gente também acredita que sem afetividade, não tem aprendizagem. E nós já fazemos esse trabalho com os professores e coordenadores tanto na educação infantil, como na fundamental”, disse Fuza.

Essa recepção do conteúdo e da teoria que está sendo tema do curso, e que já vem sendo aplicada pelas escolas em Rondonópolis, foi vista com alegria pelo palestrante, que acrescentou que isso é uma mostra de como vivemos em um mundo globalizado, e que a sintonia é fundamental para quem trabalha em escola.

“A gente vive em um mundo globalizado, as coisas não vivem mais isoladas. E para gente que trabalha na escola é fundamental. O conteúdo que eu ensino, ele tem que estar em sintonia. Para se ter uma ideia eu cheguei aqui e as pessoas trabalham no mesmo pensamento porque isso se disseminou, isso é conexão”, destacou Cunha.

E para os servidores do IFMT, os três dias de curso estão sendo proveitosos para tirar dúvidas com relação aos casos de alunos especiais que a escola vem recebendo desde 2018. E que desde então vem mudando de forma positiva o olhar da importância da inclusão e a diferença que ela faz dentro de sala de aula para docentes e alunos.

A capacitação está sendo realizada com servidores do IFMT de Tangará da Serra, Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, tal como Assessoria Pedagógica da Secretaria do Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Faculdade IBG e Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (ARPTA).

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Rondonópolis

Rua Ananias Martins de Souza, 861 - CEP: 78721-520

Telefone do Gabinete: (66) 3427-2300 - Telefone da Secretaria Escolar: (66) 3427-2305

Rondonópolis/MT