Diretoria do Conif toma posse dia 18/2, reitor do IFMT toma posse como vice-presidente de relações institucionais

Publicado por: Reitoria / 17 de Fevereiro de 2020 às 09:23

A Diretoria Executiva Gestão 2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), eleita no dia 4 de dezembro do ano passado, tomará posse no dia 18 de fevereiro, às 18h. A solenidade ocorrerá no primeiro dia da 103ª Reunião Ordinária do Conselho. Do Centro de Convenções do Edifício Parque Cidade Corporate, em Brasília, a cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook (facebook.com/conif.org) e terá tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, tomará posse como Vice-Presidente de Relações Institucionais.

O presidente eleito, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, já foi diretor-geral da Escola Técnica Federal do Espírito Santo, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES) e, como reitor pró-tempore, coordenou a transformação do Cefet-ES em Ifes. “A próxima gestão se dedicará a pautas que precisam ser elencadas em termos de prioridade. Articulação política e questões orçamentárias são alguns desses itens. Já definimos normas e regulamentos prioritários e vamos pensar em governança e no futuro”, afirmou Jadir.

Integrarão a nova Diretoria: o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, como Vice-Presidente Administrativo; a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, como Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos; a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, como Vice-Presidente de Relações Parlamentares, e o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, como Vice-Presidente de Relações Institucionais.

“Compor a Diretoria Executiva do Conif, na condição de Vice-Presidente Administrativo, para o exercício 2020, é uma honra e, ao mesmo tempo, muita responsabilidade, principalmente na atual conjuntura em que, dentre outros desafios, faz-se necessário intensificar a defesa da autonomia, diversidade e da cultura democrática na Rede Federal. Por outro lado, confiante no compromisso de cada membro que compõe o Conselho, acredito ser possível superar as dificuldades e vencer os desafios.”

Paulo Henrique Gomes de Lima – vice-presidente Administrativo

“O intuito da nova Diretoria é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito no âmbito da Vice-Presidência de Assuntos Acadêmicos e, principalmente, consolidar a presença e articulação em espaços como o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação (FNE) e também a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), dentre outras esferas acadêmicas. Junto ao presidente e demais vice-presidentes, atuaremos para fortalecer e realizar o Planejamento Estratégico do Conif.”

Sônia Regina de Souza Fernandes – Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos

“Sinto-me feliz por ter sido reconduzida ao cargo de Vice-Presidente de Relações Parlamentares. É o Instituto Federal do Acre (Ifac) contribuindo com a Rede Federal por meio do meu trabalho. No primeiro mandato, a Diretoria evidenciou a divulgação da rede no Congresso Nacional. Neste segundo, deveremos ser mais propositivos, pautando projetos de interesse da Rede Federal e da educação como um todo.”

Rosana Cavalcante dos Santos – Vice-Presidente de Relações Parlamentares

“Será uma satisfação muito grande integrar a nova Diretoria do Conif, pois poderei contribuir para a consolidação das ações planejadas a serem executadas ao longo deste ano e fortificar as relações desse Conselho com outras instituições que lidam com as temáticas: educação profissional, pesquisa, extensão e inovação. Em todas esferas (federal, estadual, municipal), estarei à disposição para representar o colegiado da melhor maneira possível. Espero, ao fim do mandato, ter colaborado para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica e da Rede Federal.”

Willian Silva de Paula – Vice-Presidente de Relações Institucionais

Conif – Criado em 24 de março de 2009, o Conselho tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntos, contabilizam mais de 600 unidades em todo o País.

Bárbara Bomfim/ Assessoria de Comunicação / Conif