Dedo-Duro Virtual: Projeto de inovação do Campus Rondonópolis foi apresentado durante o V WORKIF

Publicado por: Campus Rondonópolis / 7 de Dezembro de 2018 às 10:29

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis cumprindo a meta de atender a demanda de Pesquisa e Extensão, além do Ensino, apresentou durante o Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WORKIF) o projeto de inovação Dedo-Duro Virtual, que tem como objetivo servir de plataforma para denúncia de problemas estruturais em prédios públicos.

A ideia do projeto desenvolvido pelo professor Rafael Garcia, e do bolsista Nelson Martins, do curso de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) é permite a qualquer pessoa informe, através de um aplicativo, a um órgão público problemas como torneira quebrada, piso solto, lâmpada queimada ou outro item que prejudique o uso do espaço.

E de acordo com os desenvolvedores, o aplicativo conta com suporte de texto, imagem, som e vídeo. E além de mostrar para o gestor o problema, o aplicativo conta com um sistema de acompanhamento da resolução do problema, que é finalizado apenas quando o usuário confirma solução do problema, junto ao gestor.

“A nossa ideia foi elaborar um site simples para que a sociedade tenha acesso as informações e mais detalhes sobre as denuncias realizadas. A ideia também é que a pessoa já visualize a denúncia feita do problema anteriormente e evite inconsistência em um banco de dados”, explicou Nelson Martins.

Por enquanto o projeto está em fase de teste, mas de acordo com os desenvolvedores, a ideia é que ele passe por melhorias em 2019 e passe a funcionar abertamente para os usuários. (Veja o vídeo sobre o projeto)

IFMT Rondonópolis apresenta 13 trabalhos de pesquisa e dois de extensão durante o V WORKIF

Durante o V WORKIF 13 trabalhos de pesquisa e dois de extensão foram apresentados para o público presente, sendo apresentações em formato de banner, comunicação oral e artística. Todos os projetos são resultados positivos de pesquisas desenvolvidos ao longo de 2018 em Rondonópolis com alunos da instituição e a comunidade externa.

Entre os trabalhos apresentados, estava o projeto IFAction que é desenvolvido há 4 anos no campus Rondonópolis. O Grupo de teatro, que faz parte dos trabalhos de extensão desenvolvido, se apresentou no último dia do evento para um público aproximado de 600 pessoas. Em Rondonópolis o grupo que apresenta a peça ‘Os Saltimbancos’ visita as escolas públicas de Rondonópolis, e só no segundo semestre de 2018, realizou mais de 10 apresentações, para mais de 1 mil crianças.

Projetos Apresentados durante o V WORKIF