Campus Rondonópolis participa de Stands, Painéis e apresentações culturais no IV WorkIF

Publicado por: Campus Rondonópolis / 15 de Agosto de 2016 às 11:15

O evento está sendo realizado em Cuiabá entre os dias 9 e 11 de agosto

Começou nesta terça-feira (9) o IV WorkIF em Cuiabá. O evento promovido pela reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), tem como objetivo promover o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação nos campi. E o Campus Rondonópolis não ficou de fora do evento, e teve presença marcada nos stands, painéis e apresentações culturais.

Na tarde do primeiro dia do evento, o grupo IFAction apresentou um musical para os estudantes e visitantes do evento. Conquistando com isso, o carinho do público que interagiu com eles.

IFAction

STANDS

Na área de stands, o professor e doutor Wilson Soares apresentou o projeto “Recuperação e Educação Ambiental”, que surgiu em 2011 no campus e teve como objetivo dar uma cara nova ao espaço, e ao mesmo tempo promover a recuperação ambiental com plantas nativas de Mato Grosso. Atualmente, o Campus possui mais de 100 árvores plantadas. Contudo, não foi apenas a natureza que ganha com isso, pois de acordo com Soares, o aprendizado multidisciplinar foi fundamental para o crescimento dos alunos que participaram do projeto.

PAINÉIS

Nos painéis foram apresentados quatro projetos no primeiro dia. E entre eles estava o trabalho da psicóloga Helen Souza, que tratou sobre o tema Sexualidade.

Intitulado “E eu com isso? Sexualidade em discussão”, o projeto desenvolvido em 2015, teve como objetivo debater temas conceitos, questões de gêneros e concepções dos jovens acerca do sentimento em torno da sexualidade. De acordo com a coordenadora do projeto, muitas dúvidas foram tiradas dos jovens, que tinham carência de informação. “A maioria deles não sabiam lidar com os sentimentos, e através do grupo de discussão que eram semanais, eles aprenderam a lidar com isso”, explicou Helen.

Helen Souza - Apresentando trabalho nos painéis

O segundo projeto exposto foi o da servidora técnica, Reny Camargo, que tratou sobre o tema “O aluno e seu feedBack acerca da participação na iniciação cientifica do IFMT”. Em seu trabalho, Reny destacou que a iniciação cientifica é um dos pilares do IFMT desde 2015, quando foi criado o Programa Institucional de Iniciação Cientifica (Proic), no qual, e por isso, deve ser uma prática acadêmica e social.

E o resultado apresentado foi positivo, pois 76% dos alunos entrevistados disseram que houve contribuições no seu aprendizado, e apresentação dos projetos em eventos científicos, trouxe um sentimento de valorização para os discentes.

Reny Camargo - Apresentação de trabalho em Painéis

Na área de Química, os bolsistas Bruno Silva, João Meurer e Helton Correa do professor e doutor Diogo Silva, apresentaram o projeto “Obtenção de Dados de Equilíbrio Liquido-Liquido de Sistemas da Produção e Purificação do Biodiesel Metílico da Soja”.  O trabalho teve o objetivo de pesquisar sobre a fonte de energia renovável, que muitos países bem buscando como alternativa. E visou o estudo do comportamento de fases de equilíbrio de regiões de miscibilidade mútua.

Voltada para a área do meio ambiente, a servidora Janaina Carvalho, junto com o aluno Tiago Carvalho, apresentaram o projeto “Horta Ecológica: Reuso de Garrafas Pet”. O trabalho destacou o alto índice de descarte de resíduos sólidos que causam desordem no meio ambiente.

E alternativa criada foi fazer de forma simples e eficiente o reuso das garrafas como suporte para cultivar alimentos. E o resultado foi que quase 300 pessoas puderem conhecer o projeto realizado no Campus Rondonópolis e terem acesse a viabilidade econômica de reutilização desses materiais.

Representando o professor Rodrigo Toloy, o discente Antônio Souza, apresentou os projetos “Logística na Cadeia de Soja de Mato Grosso” e “Mato Grosso/BR vs Illinois/EUA: Um estudo sobre Competitividade”.

E no segundo caso, o estudo se baseou nas duas regiões que mais produzem soja nos seus respectivos países. E o questionamento foi buscar resposta se a logística não prejudica Mato Grosso.

Então através de uma pesquisa exploratória, as considerações finais do trabalho pontuou que a produção de soja no EUA é mais vantajosa que no Brasil, pois os problemas logísticos dificultam muito o escoamento. E os dados permitiram verificar que a utilização da Intermobilidade pode colaborar para redução de custos.

VISITA NO SEBRAE

Pela manhã, os alunos, professores e técnicos estiveram presente no Centro Sebrae Sustentabilidade (CSS), onde aprenderam sobre como aproveitar melhor os recursos naturais no espaço urbano.

Durante a visita foram mostradas maneiras de capturas de energia através de placas solares, a otimização na construção de prédio para aproveitas a água da chuva e até mesmo da luz do dia. Além do reaproveitamento de resíduos naturais para o adubo de plantas.

A principal questão tratada foi com relação ao investimento. A guia do Sebrae, esclareceu que apesar de precisar de altos investimentos para se ter um prédio que aproveite o máximo de recursos naturais, a longo prazo, o retorno na economia de energia e água pagam o próprio investimento.

Visita no Sebrae