Campus Rondonópolis e Rota do Oeste realizam curso de Primeiros Socorros para servidores

Publicado por: Campus Rondonópolis / 23 de Janeiro de 2020 às 16:11

O Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis em parceria com a Concessionária Rota do Oeste vem promovendo desde o mês de março de 2019 o curso de Primeiros Socorros para servidores do IFMT e funcionários a empresa responsável pela BR-364. E na última semana, o curso contou com uma simulação de acidente com vários feridos para capacitação na prática dos alunos.

O curso conta com uma carga horária de 200 horas, e tem o objetivo de treinar socorristas para casos de emergência, e participação dos servidores do Campus é considerada importante no auxílio em atividades de grande público organizadas constantemente no Instituto.

De acordo com a instrutora do curso, Keyla Patrícia Gomes, o momento da aula prática, no qual, há a simulação de pessoas que sofreram acidente é fundamental para os alunos tirarem todas as dúvidas e serve para corrigir todas as falhas, que não podem acontecer em um caso real de acidente.

“Na hora [do acidente] fica aquele desespero. E existe todo um protocolo para esse atendimento, então eles participam desse simulado para ter uma noção, para quando chegar na hora saber certinho e não falhar. Pois o momento de falhar é aqui!”, destacou Gomes.

Para a servidora do Campus Rondonópolis, a técnica laboratorial, Jucilene Priebe, o IFMT realiza diversos eventos ao longo do ano, e ocasionalmente acontece algum acidente envolvendo alunos, como no caso de campeonato esportivos. E ter servidores preparados para esses casos emergência, e que saibam os primeiros socorros é fundamental para a Instituição.

“O curso tem sido muito importante porque temos vários eventos. A gente lida com adolescente, e o curso é importante pois posso multiplicar o conhecimento que adquiri para evitar maiores consequência, caso aconteça algum acidente. Os primeiros socorros são essenciais para estabilizar as vítimas, até o socorro chegar. Então tendo pessoas capacitadas dentro do Instituto auxilia mais em algum possível acidente que possa ocorrer aqui”, disse Jucilene Priebe.

A finalização do curso de Primeiros Socorros acontecerá no mês de fevereiro.