Aluno do IFMT Campus VG realiza intercâmbio na Universidade de Salamanca

Publicado por: Reitoria / 11 de Dezembro de 2017 às 18:11

O estudante do 6º semestre do curso técnico em Logística do IFMT Campus Várzea Grande, Gabriel Fernandes de Souza Lima, ganhou o presente de natal antecipado: um intercâmbio para aprimoramento do espanhol na Universidade de Salamanca. Após a assinatura, na sexta-feira (08), do termo de compromisso do programa de mobilidade acadêmica internacional, ele embarcou para a Espanha, onde permanece até o dia 24. Gabriel foi o primeiro colocado de 20 alunos selecionados no Edital 011/2016, que dispõe sobre o processo seletivo de estudantes para participar do curso de cultura e língua espanhola nível A2 da escola de espanhol da referida universidade.

Oriundo de um bairro onde a renda familiar não ultrapassa 1,5 salário mínimo, o estudante participou de projetos de pesquisa e extensão no campus e soube espreitar e aproveitar as oportunidades da vida acadêmica. “O Gabriel materializa a grande missão dos nossos campi de educar para a vida e o trabalho. Ele entendeu essa proposta, se esforçou, se destacou e hoje pode ampliar seus horizontes”, elogiou a diretora do Campus VG, Sandra Lima.

“Quando a ONU classifica os Institutos Federais como a 11ª instituição no mundo na avaliação dos estudantes do ensino médio vemos a mágica da ‘receita’ ensino, pesquisa e extensão. O estudo é o único meio de mobilidade social e o aluno IF que valorizar as possibilidades terá a chance de abrir novas portas. É possível se empoderar, aprender um idioma e fazer a diferença na própria vida e na da comunidade onde se está inserido,” ensinou.

A diretora Sandra lembrou o trabalho integrado que contribuiu para esse aluno ser o primeiro a ultrapassar as fronteiras do país. O trabalho envolve a Diretoria de Relações Internacionais do IFMT, a parceria com a Universidade de Salamanca, firmada na gestão anterior e que possibilitou um semestre de aulas de espanhol com o professor nativo Jorge Caballero Fiel. E a atuação dos professores de idiomas do campus, Kleberson de Jesus e Tiago Borges.

“Quando trabalhamos coletivamente conseguimos realizar muitas coisas com recursos escassos. Quero compartilhar a materialização desse intercâmbio com a DSRI, o reitor, os professores Kleberson e Tiago, que preparam a base do aprendizado do idioma no componente curricular dos nossos discentes e o professor Jorge, da Universidade de Salamanca”, reconheceu Sandra.

A diretora da DSRI, Sônia Regina Guimarães explicou que o papel da diretoria é oferecer o suporte necessário para que o estudante possa aproveitar o intercâmbio internacional. “Preparamos o Gabriel, orientamos sobre os deveres para com a comunidade acadêmica e a sociedade e sentimos que ele vai ganhar muito com essa experiência internacional”, afirmou.

Marcadores: ifmt_1 campus-vg