Alimentação saudável em tempos de pandemia foi tema de projeto de pesquisa apresentado no VI Workif

Publicado por: Campus Rondonópolis / 31 de Março de 2021 às 11:26

A pandemia que ainda atinge todo o mundo trouxe um novo estilo de vida, no qual, a principal regra é ficar em casa. Mas com a mudança de rotina, alguns maus hábitos alimentares atrelados ao sedentarismo trouxeram também preocupações. E buscando ajudar principalmente os adolescentes, o projeto ‘Viva Bem Teen’ do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis, trouxe várias dicas de como se alimentar de maneira mais saudável em tempos de pandemia.

De acordo com o projeto apresentado no VII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Workif) o número de crianças e adolescentes (de 05 a 19 anos) obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas e se as tendências atuais continuarem, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022.

E com a pandemia, o mau hábito com a alimentação aumentou especialmente entre os adolescentes que consomem, por exemplo, alimentos fritos de quatro a sete dias por semana.

Para o desenvolvimento do projeto e disseminação das dicas, foi criado o Instagram (@projeto.vivabemteen2020). O canal de comunicação foi escolhido por ser o que mais tem adesão dos adolescentes. E através das redes sociais, a professora e mestre do curso técnico em Alimentos, Tatiane Moreira Siqueri, avaliou o estado nutricional e hábitos alimentares de discentes do ensino médio do Campus Rondonópolis.

E separado em cinco etapas o projeto buscou realizar o levantamento e estudo da literatura sobre hábitos alimentares saudáveis na adolescência; o desenvolvimento de infográficos e vídeos com informações sobre alimentação saudável e elaboração de receitas; criação do perfil no Instagram; divulgação e acompanhamento nas redes sociais; e publicação de dicas e receitas saudáveis com interação com os seguidores.

Outra ferramenta utilizada para disseminação de informações sobre alimentação saudável, foi o google meet. Assim, os estudantes puderam se reunir sem precisar sair de casa.

“Em relação aos assuntos pautados nas reuniões foram como melhorar sua alimentação durante a pandemia; os benefícios da atividade física para o corpo humano; quais são os benefícios de uma boa noite de sono; aprender como fazer a medida antropométrica e como realizar um procedimento de medidas antropométricas”, disse a pesquisadora Tatiane no artigo.

Para que todo o projeto acontecesse e alcançasse os resultados positivos, fizeram parte da pesquisa apresentada no VI Workif, os alunos pesquisadores Dhovane Oliveira Araújo, Cleuza Cristhina dos Santos, Eduarda Virgem Teixeira, Iris Raphaella dos Santos Dourado e Sávio Souza Paiva, além dos professores colaboradores Diego Dias Carneiro e Leisli Maira Delarmelino Ferraresi.