Abertura de II Marte será no Casario com participação de mais de 1300 alunos do IFMT

Publicado por: Reitoria / 14 de Outubro de 2019 às 16:43

Na próxima quarta-feira (15) terá inicio a II Mostra de Arte – MArte, que ocorrerá no município de Rondonópolis, localizado a 210 km da capital Cuiabá e onde o IFMT possui sede.

A abertura e algumas apresentações do evento ocorrerão no Casario, conhecido por todo rondonopolitano como um espaço cultural. O Casario é uma construção com 24 casas construídas em L na beira do Rio Vermelho. São dois blocos com 12 casas em cada. A a primeira casa foi construída ainda na década de 1930 e ampliada nas décadas de 1950 e 1960.

Lá foi palco das primeiras interações sociais na cidade de Rondonópolis. A partir do quintal do Casario se abriu a primeira rua da cidade, a atual Avenida Marechal Rondon e é também neste local que chegavam os viajantes, comerciantes, mascates ou mesmo aventureiros desta terra. Em 2013 foi tombado pela prefeitura municipal, se tornando Patrimônio Histórico da Cidade.

O Casario comportará também as apresentações do Grupo de Violões de São Vicente e a Orquestra de Violões de Cáceres. Além disso, a II MArte terá 17 apresentações de dança, distribuídas entre 11 campi, 27 apresentações musicais de 15 campi, 16 vídeos na mostra de audiovisual, 14 apresentações de artes cênicas oriundas de 11 campi e 5 campi farão exposições de artes visuais durante todo o evento.

O Campus de Rondonópolis conta com cerca de 600 alunos, e para a II Marte receberá 750 alunos de campus do IFMT de todo o estado, além da participação especial de 400 alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio de Rondonópolis, no Encontro de Fanfarras.

Acesse a programação completa abaixo e não perca esse evento.

Fonte: texto de Juliana Ramos de Arruda; Tese de Monografia do curso de História da UFMT - Os lugares de memória da cidade de Rondonópolis – MT: ensino de história nos anos iniciais, cultura e patrimônio.