Aberta pré-seleção de estudante do IFMT para estudar Inglês ou Francês no Canadá

Publicado por: Reitoria / 23 de Novembro de 2018 às 18:14

Está aberta, até 4 de dezembro, a pré-Seleção interna de um estudante para representar o IFMT na Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018, de 19/11/2018 - processo de seleção de estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para bolsas de estudo no Canadá. Serão concedidas, no total, cinco bolsas, sendo uma por região do Brasil.

Tanto o Colleges and Institutes Canada (CiCan) quanto o Conif são instituições que valorizam a diversidade e a igualdade de oportunidades. Essa iniciativa, portanto, contribui com a formação do estudante, tanto em nível profissional, acadêmico quanto pessoal, considerando a importância da vivência internacional para o desenvolvimento de um cidadão holístico.

A DSRI divulgará o candidato selecionado no dia 6 de dezembro de 2018, em seu site institucional. A submissão da inscrição do estudante pré-selecionado pelo IFMT ao CONIF e CICan será no dia 7 de dezembro de 2018. O Resultado final da seleção nacional será publicado no dia 19 de dezembro de 2018 no site do Conif. O prazo para expedição de visto e passaporte será nos meses de janeiro a fevereiro de 2019.

Acesse a Chamada Pública e o link do site do CONIF: https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-noticias/2370-conif-lanca-edital-para-bolsas-de-estudo-no-canada?Itemid=609

A Chamada Pública trata da seleção de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para bolsas de estudo no Canadá pelo período máximo de 16 meses. A bolsa inclui curso de idioma (inglês ou francês) por, no máximo, seis meses e dois semestres de estudo de graduação com duração de oito meses e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa com duração de dois meses.

A ação é apoiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo (Colleges and Institutes Canada (CiCan). O estudante selecionado será alocado pelo CiCan em instituições canadenses em um curso similar ao que estão fazendo no Brasil.

Inscrições - Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em Cursos Superiores de Tecnologia do IFMT. Os candidatos devem ter completado, no mínimo, dois semestres consecutivos sem reprovações ou notas incompletas, além de possuir o coeficiente de rendimento (média de todas as disciplinas cursadas até o momento) maior ou igual a 70%. Será dada preferência a inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas ou de baixa renda.

O candidato selecionado realizará um teste de proficiência (em inglês ou francês), que será agendado pelo CiCan, caso não possua um dos seguintes exames, realizados nos últimos dois anos: IELTS – nota mínima 5,0; Toefl IBT – nota mínima 57; Tofl ITP – nota mínima 487; TCF – nível A2; Delf – nível A2.

Os Testes de nivelamento em inglês ou francês (para aqueles que não possuam os exames mencionados acima serão agendados pelo CiCan entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2018.

Acesse abaixo, anexos referentes à seleção pelo IFMT e pelo Conif.